AEB, ACEGE e InvestBraga promovem conferência sobre o impacto do ESG na gestão empresarial
24 Jan 2024
A Associação Empresarial de Braga (AEB) promoveu hoje, em colaboração com a Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) e a InvestBraga, a conferência ‘Gerir com propósito – ESG para PME’. Uma sessão que pretendeu sensibilizar e oferecer pistas de ação para as PME conhecerem o que são os critérios ESG de forma objetiva, perceberem a mais-valia económica que os seus negócios podem retirar de uma maior consciência ESG, conhecerem formas de implementar e reportar os critérios ESG e, ainda, tomarem consciências das linhas de financiamento e apoios existentes.
Cada vez mais as PME estão a ser pressionadas pelos Bancos, clientes, fornecedores e investidores para reportarem a forma como os critérios ESG – ambientais, sociais e de governação estão incorporados no seu negócio. Uma pressão que caminha para ser uma obrigação para a maioria das empresas, deixando de ser uma opção, mas uma necessidade para garantir a continuidade das empresas.
Neste contexto, o Diretor-Geral da AEB, na sessão de abertura, apontou a pertinência de se debater e refletir junto dos empresários e gestores esta temática. Para Rui Marques, os objetivos das empresas vão, atualmente, muito além da maximização de lucros. Hoje, o compromisso das empresas com o futuro é um imperativo.
“Assistimos a uma mudança de paradigma no mundo empresarial. Hoje é essencial incorporar os princípios ESG na gestão das empresas. É indiscutível a necessidade de se gerir com propósito”, afirmou.
As empresas que aplicam os valores ESG geram, além dos resultados financeiros do negócio, um impacto positivo e duradouro nas esferas social e ambiental, baseadas em padrões éticos e íntegros de atuação. “É possível e essencial conciliar o fazer negócio com o fazer bem à sociedade e ao nosso planeta”, salientou.
A sessão de abertura contou, ainda, com a intervenção de Fátima Amorim, da ACEGE, e Carlos Silva, da InvestBraga. ‘O impacto dos critérios ESG na sustentabilidade e financiamento das PME’ foi o tema explorado em Mesa-redonda por Ricardo Zózimo, investigador e Professor da Nova SBE, Cristina Melo Antunes, da Green Finance Santander, e Ana Assis, da Systemic.
João Crispim, do Grupo Casais, e Paulo Barbosa, da SourceTextile, apresentaram também a realidade das suas empresas, explicando como os valores ESG se aplicam no contexto organizacional. O debate promovido entre todos os participantes permitiu, ainda, ir ao encontro das dúvidas e experiências de cada um.