Cursos EFA

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) contribuem para elevar os níveis de qualificação escolar e profissional da população portuguesa e para potenciar as condições de empregabilidade dos desempregados.

A conclusão com aproveitamento de um Curso de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação e nível secundário, disponível na oferta formativa da AEB, permite a obtenção de uma certificação escolar de nível secundário (12.º ano) e uma certificação profissional de nível 4 âmbito do Quadro Nacional de Qualificações.

 

DESTINATÁRIOS

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são o percurso indicado para a população adulta que pretenda concluir o ensino secundário (12.º ano) em simultâneo com a obtenção de uma certificação profissional.

Dirigem-se prioritariamente a setores de atividades, bens e serviços transacionáveis, que respondem às necessidades emergentes verificados no mercado de trabalho atual e futuro e, portanto, se caraterizam por um elevado potencial de empregabilidade, visando elevar os níveis de qualificação da população ativa e a capacitação e melhoria da produtividade das empresas empregadoras.

Os cursos EFA têm como destinatários adultos ativos desempregados inscritos nos Centros de Emprego do IEFP, com idade igual ou superior a 23 anos e o nível de escolaridade mínimo correspondente ao 9.º ano completo.

No caso de o candidato ter idade entre 18 e 22 anos, o ingresso no curso está condicionado à verificação da existência de um mínimo de três anos de descontos para regimes de Segurança Social, com apresentação de documentos comprovativos desse registo.

 

OFERTA FORMATIVA

A AEB vai realizar quatro Cursos EFA, de dupla certificação e nível secundário, correspondendo às seguintes saídas profissionais:

  • Técnico de Cozinha/Pastelaria
  • Técnico de Apoio à Gestão
  • Técnico de Restaurante/Bar
  • Técnico de Distribuição

Consultar informações dos cursos.

Os cursos terão a duração média de 14 meses e funcionarão em horário laboral completo (35 horas semanais), e decorrerão nas instalações da AEB em Braga.

 

APOIOS A FORMANDOS

Os participantes nos Cursos EFA têm acesso aos seguintes apoios:

– Bolsa de formação até 221,60 euros/mês;

– Subsídio de alimentação de 4,77 euros/dia de formação;

– Reembolso de despesas de transporte (quando aplicável);

– Subsídio de acolhimento (quando aplicável).

Os apoios a pagar a formandos estão dependentes da assiduidade às sessões de formação, nos termos da legislação aplicável.

 

Os formandos usufruem ainda do acesso aos seguintes benefícios:

– Encaminhamento através de Centro Qualifica;

– Contrato de formação;

– Condições de higiene, segurança e saúde no trabalho, bem como igualdade de acesso e tratamento a todos os participantes;

– Seguro de acidentes pessoais;

– Material pedagógico;

– Formação prática em contexto de trabalho com a duração de 210 horas;

– Dupla certificação (escolar e profissional);

– Oportunidade de acesso a emprego no final do curso através da formação prática e da bolsa de oportunidades da AEB.

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

  • email formacao@aebraga.pt
  • telefone 253 201 750
  • ou dirija-se aos Serviços da AEB, na Rua D. Diogo de Sousa, 91, em Braga.

Pré-inscrições disponíveis em Ficha de pré-inscrição.

 

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição completamente preenchida e assinada, incluindo declaração de consentimento de tratamento de dados pessoais
  • Cópia de documento de identificação e autorização para o respetivo tratamento
  • Cópia do certificado de habilitações escolares
  • Documento comprovativo de inscrição no IEFP
  • Documento comprovativo da situação atual junto da Segurança Social.

No caso de candidatos estrangeiros, agradecemos contacto para esclarecimento de documentos e condições específicas de frequência.