Aprovado o plano e orçamento da AEB para 2023
09 Dez 2022

A assembleia geral da Associação Empresarial de Braga (AEB) reuniu presencialmente e online, no dia 30 de novembro de 2022, para analisar e votar o plano de atividades e orçamento para o ano de 2023.
O documento, aprovado por unanimidade pelos associados que participaram na assembleia geral, apresenta as grandes linhas de atuação da AEB, os objetivos e metas a atingir em 2023 e um orçamento de cerca de 2,5 milhões de euros.
Na apresentação do plano e orçamento, o primeiro a ser totalmente planeado pelos atuais dirigentes da AEB, o Presidente da Direção, Daniel Vilaça, destacou três aspetos essenciais do plano de atividades:
1) A promoção de uma reorganização funcional dos serviços que visa melhorar a coordenação e monitorização do trabalho desenvolvido, bem como a eficácia dos serviços prestados;
2) A introdução de uma nova dinâmica na vida associativa da instituição para elevar a representatividade da AEB, através de uma participação mais ativa dos dirigentes e dos associados no dia-a-dia da associação;
3) Dentro das possibilidades e oportunidades detetadas, a introdução de novas iniciativas de promoção e dinamização económica.
Sobre as expetativas para o próximo ano, o líder da AEB refere que “temos a consciência que o próximo ano será muito desafiante, dada a incerteza que prevalece em termos de evolução da economia e dos mercados”. E acrescenta: “neste contexto, a nossa atuação será prudente e muito orientada em prol da sustentabilidade da instituição”. Daniel Vilaça disse ainda que a Direção e a estrutura profissional da AEB trabalharão com afinco, confiança e ambição para garantir serviços de excelência às empresas, aos parceiros e a todos os que beneficiam da atividade desta instituição.
Recorde-se que no próximo ano, a AEB completa 160 anos de existência. Essa longevidade e marco histórico serão devidamente assinalados numa gala comemorativa, que incluirá momentos dedicados à distinção e reconhecimento de associados de mérito.
Ainda no quadro das prioridades para 2023 está o objetivo de promover uma maior participação dos associados da AEB nas assembleias gerais da instituição, designadamente através do recurso aos meios tecnológicos disponíveis e a novas modalidades de participação em reuniões e seminários. A este propósito, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Pedro Fraga, salienta que “a participação dos associados nas assembleias da AEB por via telemática alarga, potencia e legitima uma gestão mais democrática e participativa desta associação empresarial”. E acrescenta: “a nossa intenção é prosseguir com esta opção e modalidade de participação em próximas assembleias da AEB para que mais Colegas Empresários e Empresárias façam um acompanhamento da atividade desta associação mais direto e esclarecido”.