A AEB

A VOZ DAS EMPRESAS NA REGIÃO

É uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, fundada em 1863.

É uma Associação Empresarial com caráter regional e multissetorial.

É Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Braga, assumindo valências relacionadas com o processo de internacionalização das empresas.

É filiada na CIP – Confederação Empresarial de Portugal, na CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e associação fundadora da Confminho – Confederação Empresarial do Minho.

É filiada na ICC Portugal – Delegação Nacional Portuguesa da International Chamber of Commerce.

É membro efetivo da Plataforma Nacional de Turismo (PNT).  

É subscritora do Contrato Coletivo de Trabalho para os setores do Comércio e Serviços do Distrito de Braga.

REPRESENTATIVA E VANGUARDISTA

A AEB agrega e representa os agentes económicos sediados no distrito de Braga, oriundos de qualquer setor de atividade, sem prejuízo de representar e defender os interesses de associados com sede geográfica noutras localizações do país e do estrangeiro.

Com o estatuto de Câmara de Comércio e Indústria, a AEB pretende impulsionar a atividade exportadora, a diplomacia económica e a atração e investimento na região, bem como estimular um desenvolvimento económico cada vez mais vigoroso e sustentável.

ÁREA DE INTERVENÇÃO

 

O âmbito geográfico de intervenção da AEB – Câmara de Comércio e Indústria de Braga engloba as Sub-regiões do Ave e Cávado, ou seja, as que agregam os concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, V. N. Famalicão, Vila Verde e Vizela.

Um território com mais de 304 mil habitantes e 38 mil empresas, na sua esmagadora maioria de micro ou pequena dimensão, responsáveis por 118 mil postos de trabalho e um volume de negócios que ascende a 12 mil milhões de euros (INE, 2022).

Com um contributo positivo para a balança comercial da região Norte e do país, este território assume uma forte vocação exportadora, como atesta o facto das exportações representarem cerca de 2 mil milhões de euros.

Impulsionado pela atratividade e dinamismo dos setores do comércio, turismo e serviços, este território é responsável por cerca de 2 mil milhões de euros de compras anuais em TPA – terminais de pagamento automático e de 900 milhões de euros em levantamentos em terminais de caixa automático (SIBS, 2023). É, ainda, responsável por cerca de 1 milhão de dormidas em unidades de alojamento turístico (INE, 2023).

Defender os interesses dos associados e promover o desenvolvimento empresarial.

Ser a associação empresarial regional mais representativa e dinâmica da economia portuguesa, orientando a sua atividade para as melhores práticas organizacionais e de sustentabilidade.

 

 

 

INFLUENTE

Uma associação empresarial reconhecida, respeitada e ouvida nos centros de decisão locais, regionais e nacionais, que sabe usar a sua voz, firme e conciliadora, na defesa intransigente dos interesses da sua base associativa e é capaz de influenciar decisões em favor da economia privada.

DINÂMICA

Uma associação que imprime dinamismo à sua ação; que faz acontecer; que contagia positivamente a proatividade da sua rede de associados.

PRÓXIMA

Uma associação próxima das empresas; constantemente atenta aos problemas dos seus associados; virada para fora e não sobre si própria.

COMPETENTE

Uma associação composta por uma equipa técnica multidisciplinar alargada e competente, conjuga experiência e juventude com profissionalismo e criatividade, que lhe asseguram a competência, network e capacidade de resposta necessárias para assegurar um serviço de excelência à comunidade empresarial que representa.

REPRESENTATIVA

Uma associação que é voz das empresas da região, representa todos os setores da atividade económica, independentemente da sua dimensão, e que faz da sua base associativa o seu maior ativo e a sua força de intervenção.

AGREGADORA

Uma associação que procura agregar empresas concorrentes em torno de objetivos comuns; que fomenta a cooperação empresarial; que potencia a criação de sinergias que beneficiam do efeito de escala; que sabe que juntos somos mais fortes.

SUSTENTÁVEL

Uma associação que pauta a sua atividade pelas melhores práticas organizacionais, promovendo uma gestão sustentada e uma utilização racional dos seus recursos.

1937

Nomeada Sócia Honorária do Sporting Clube de Braga

1989

Agraciada com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro pelo Município de Braga

2002

Vencedora do Galardão ‘Mérito Bracarense – Coletivo’ no evento Galardões A Nossa Terra

2019

Vencedora do Prémio ‘Promoção e Desenvolvimento do Setor’ na Gala de Turismo Visit Braga

2021

Condecorada com as insígnias da Ordem de Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial pelo Presidente da República

2023

Reconhecida como Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Braga pelo Governo

.

Os Estatutos em vigor foram publicados no Boletim do Trabalho e Emprego n.o 20, de 29 de maio de 2021. Consulte aqui.