AEB promove reflexão sobre desafios no setor do turismo
27 Jun 2023

Decorreu, ontem, na sede da Associação Empresarial de Braga, a terceira reunião do Conselho Consultivo do Turismo. A reunião ficou marcada pela reflexão dos principais constrangimentos e desafios do setor, e pelo debate sobre as estratégias a adotar para potenciar o melhor turismo regional.
Para além da Associação Empresarial de Braga, integraram este Conselho Consultivo, o Município de Braga, bem como os representantes de empresas ligadas à hotelaria, animação turística, alojamento local, agências de viagens e transportes.
Dos vários temas abordados nesta reunião, destacam-se as questões em torno do calendário anual de eventos, os constrangimentos com a mobilidade e estacionamento no centro histórico de Braga, a certificação Turismo Sustentável, as sinergias entre a autarquia e os operadores locais, e a promoção nacional e internacional da região.
Face a estes desafios, foram discutidas e apresentadas algumas soluções estratégicas, no sentido de potenciar o turismo a nível nacional e internacional. Rui Marques, Diretor-Geral da Associação Empresarial de Braga, destacou a importância de uma “visão moderna e de negócio para o turismo da região”. Neste sentido, o Diretor-Geral apresentou algumas propostas, tais como a realização de networking entre as várias entidades ligadas ao turismo, a criação de uma plataforma eletrónica, que vise a coordenação e organização dos vários eventos desenvolvidos na região, o envolvimento dos operadores locais em feiras internacionais, entre outras orientações.
Neste seguimento, e após um debate profícuo e produtivo onde os vários parceiros explanaram os resultados do setor e contribuíram com diversas observações e propostas, António Barroso, adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Braga, reconheceu a pertinência de todos os contributos recolhidos para a estratégia a implementar na região em prol da dinâmica turística de Braga e da região. Neste contexto, António Barroso reforçou o total envolvimento da autarquia, pedindo também a articulação e colaboração de todos os operadores da região. “É uma mais-valia, para nós autarquia, ter este contacto direto com os operadores locais e perceber as suas visões. No entanto, é também essencial existir um envolvimento e uma articulação entre os operadores locais”.
Estas reuniões irão decorrer de forma regular ao longo do ano e têm como objetivo auscultar os problemas dos associados ao setor. A próxima reunião do Conselho Consultivo do Turismo da AEB foi agendada para o final do mês de setembro.