AEB com candidatura aprovada para promover a internacionalização de empresas de construção civil
07 Ago 2024

A candidatura apresentada pela AEB – Associação Empresarial de Braga / Câmara de Comércio e Indústria ao Portugal 2030, no âmbito do Aviso “Internacionalização das PME – Operações em conjunto”, foi um dos 5 projetos aprovados pelo Conselho Diretivo do Compete.
Com um investimento global de 244 mil euros e um incentivo de cerca de 134 mil euros, o projeto ‘Braga Export’ visa potenciar as exportações das PME da fileira da construção civil em mercados estratégicos europeus, mediante um programa estruturado que contempla ações de prospeção, com a realização de missões empresariais e visitas a certames setoriais de referência, bem como capacitação para a utilização de ferramentas de procurement e estímulo à adoção de canais e ferramentas digitais nos processos de internacionalização, maximizadas e rentabilizadas por via de uma operação conjunta coordenada pela AEB.
Segundo o Diretor Geral da AEB, Rui Marques, «a opção pela fileira da construção foi uma decisão estratégica por se tratar de um setor de grande tradição, com massa crítica densa e grande capacidade instalada, que tem um elevado potencial de internacionalização e um enorme contributo para o PIB e o emprego da região».
Consciente deste potencial, a AEB lançou um inquérito às empresas desta fileira, com vista a auscultar as suas perspetivas de internacionalização no curto prazo, de forma a encontrar um objetivo comum e traçar um plano de ação conjunto, não só na definição dos mercados alvo, como também na tipologia de ação e respetiva abordagem mais adequada.
O resultado desta auscultação ao tecido empresarial evidenciou um claro interesse dos agentes económicos para os mercados europeus, em particular França, Alemanha e Benelux.
Assim, em sintonia com os mercados eleitos pelas empresas, o projeto prevê a realização de missões empresariais a França, Alemanha e Benelux, com visita às principais feiras europeias do setor, bem como o mapeamento de potenciais clientes nestes mercados e o agendamento de reuniões individuais de promoção de negócios.
«A Europa continua a ser o principal destino das exportações nacionais, quer pela proximidade geográfica e histórica, como pela notoriedade e reputação dos bens e serviços portugueses ou pela competitividade das PME portuguesas ao nível da relação qualidade-preço neste espaço económico», realça Rui Marques, que assegura que este será o primeiro de uma série de projetos conjuntos a ser promovidos pela AEB para promover a internacionalização das PME da região.
BATIMAT | Uma das mais importantes feiras europeias do setor da construção
No âmbito do salão BATIMAT, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa está a organizar uma jornada de trabalho no dia 1 de outubro, direcionada às empresas portuguesas do setor da construção civil e atividades associadas, como serralharia, revestimentos de paredes e pisos, mobiliário, iluminação, materiais de construção, entre outros.
Durante esta jornada, os empresários inscritos terão a oportunidade de participar em reuniões B2B com agentes comerciais e assistir a um seminário sobre a construção civil e suas oportunidades em França. Ambos os eventos ocorrerão numa sala no Hall principal da Feira, com direito a um badge de acesso gratuito para os quatro dias do evento.
Como parceira desta organização, a AEB convida todos os seus associados a participarem nesta iniciativa, visando expandir seus conhecimentos e redes de contatos no setor da construção em França.
Data limite de inscrição: 6 de setembro de 2024, às 17h00.
Preço:
▪️ Associado AEB: €500,00 + IVA
▪️ Não Associado: €600,00 + IVA
Mais informações e inscrição AQUI