AEB e Município de Amares apresentam 21.º Festival das Papas de Sarrabulho

11 Fev 2025

O Município de Amares e a Associação Empresarial de Braga (AEB) apresentaram hoje a 21.ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho, que se realizará de 1 a 4 de março, no Mercado Municipal de Amares. Considerado um dos maiores eventos gastronómicos do Minho, o festival deverá gerar um impacto económico na ordem do meio milhão de euros para o concelho.

O Presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, na abertura da conferência de imprensa destacou a relevância do festival para a economia e a notoriedade do concelho: “Este é o evento que traz mais gente ao concelho, a par das Festas Antoninas. É uma marca importante e que dá grande projeção ao concelho, com forte impacto económico.”

A AEB, que coorganiza o evento com a autarquia, reforçou também a importância do festival para o desenvolvimento das empresas locais. O seu presidente, Daniel Vilaça, sublinhou o papel estratégico do evento, afirmando que para além da promoção gastronómica “este festival dinamiza a economia local, a oferta comercial, ambiental, cultural e turística de Amares”.

“A parceria entre a AEB e o Município tem sido fundamental para o sucesso desta iniciativa, que se afirma como um motor de crescimento para o território. A presença da AEB neste tipo de eventos visa, assim, reforçar a notoriedade e competitividade das empresas deste concelho e da nossa região”, acrescentou. 

Gastronomia e tradição em destaque

A edição deste ano mantém a aposta na valorização dos produtos locais, com seis restaurantes aderentes responsáveis pela confeção das tradicionais Papas de Sarrabulho, acompanhadas pelos típicos rojões, tripas, farinhatos e fígado, além da doçaria conventual e dos vinhos verdes da região.

O Vereador do Turismo, Delfim Rodrigues, apresentou os detalhes da organização do evento, sublinhando o esforço conjunto para garantir mais uma edição de sucesso.

Já Marco Sousa, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, destacou a importância do festival na promoção do turismo no Minho, bem como de toda a região do Norte: “Esta iniciativa reforça a identidade da região e contribui para a sua dinamização, atraindo visitantes e valorizando o que de melhor temos para oferecer.”

Carnaval de Amares sai à rua com o tema Europa

O festival integra-se na programação do Carnaval de Amares, cujo desfile carnavalesco está agendado para a terça-feira de Carnaval, 4 de março. Segundo Paulo Silva, do Clube Desportivo e Recreativo Amarense, o cortejo terá este ano o tema “Europa”, contando com 10 a 12 carros alegóricos e cerca de 300 figurantes mascarados.

Com uma forte tradição na região, o Festival das Papas de Sarrabulho de Amares assume-se, mais uma vez, como um dos principais eventos gastronómicos e turísticos do Minho, esperando atrair milhares de visitantes ao concelho.

Próximos cursos
Agenda
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.