ERSE publica resultados de estudo sobre segurança de abastecimento elétrico em Portugal
01 Abr 2026

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou os resultados do estudo sobre os indicadores nacionais de segurança de abastecimento do sistema elétrico português (SEN), desenvolvido a pedido da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Os resultados podem ser consultados na íntegra no portal da ERSE. (erse.pt)
O estudo teve como objetivo determinar os indicadores Valor da Energia Não Fornecida (VoLL) e Custo de Entrada de Nova Capacidade (CONE), que permitem apresentar uma proposta de Norma de Fiabilidade para Portugal continental, conforme estabelecido no Artigo 25.º do Regulamento (UE) 2019/943 relativo ao mercado interno de eletricidade.
Devido à complexidade e ao volume de trabalho, a ERSE contou com o apoio das consultoras Qmetrics e AFRY, que, seguindo as diretrizes da metodologia aprovada pela ACER, determinaram:
- Um VoLL único de 12 433 €/MWh para Portugal continental, com base em questionários junto de consumidores domésticos e não domésticos;
- Valores de CONE para cada tecnologia de referência, permitindo calcular o LOLE (Loss of Load Expectation) correspondente;
- Com a conjugação dos valores de LOLE de cada tecnologia, dos potenciais de capacidade adicional e da capacidade mínima necessária — determinada com base nos resultados do ERAA 2024 — foi calculada uma proposta de Norma de Fiabilidade de 1,46 horas por ano.
Importa destacar que a definição final da Norma de Fiabilidade caberá às entidades competentes, mediante a determinação da capacidade mínima necessária para satisfazer as necessidades de adequação de recursos do sistema elétrico português.
Consulte os resultados do estudo aqui: https://www.erse.pt/eletricidade/seguranca-de-abastecimento/