AEB e AGERE promovem consumo de água da torneira em restaurantes de Braga

08 Jun 2026

A Associação Empresarial de Braga e a AGERE apresentaram, no passado dia 5 de junho, a iniciativa “Água da torneira: a escolha natural de Braga”, um projeto que visa incentivar o consumo de água da rede pública nos estabelecimentos de restauração da cidade, promovendo hábitos de consumo mais sustentáveis e responsáveis.

A iniciativa conta já com a adesão de 45 restaurantes do concelho, aos quais serão distribuídas cerca de 1.500 garrafas de vidro reutilizáveis, destinadas ao serviço de água da torneira à mesa.

Assente na valorização de um recurso local de elevada qualidade, esta ação pretende sensibilizar empresários e consumidores para os benefícios ambientais associados ao consumo de água da torneira, contribuindo para a redução da utilização de garrafas de plástico descartáveis e para a diminuição da pegada ambiental associada ao transporte e consumo de água engarrafada.

Para Rui Marques, Diretor-Geral da AEB, “as empresas têm um papel determinante na construção de um território mais sustentável e esta iniciativa demonstra como pequenas mudanças podem gerar um impacto significativo. A adesão de 45 restaurantes evidencia a crescente consciência do setor para a importância de práticas mais responsáveis, que valorizam os recursos locais e respondem às expectativas dos consumidores”.

O Diretor – Geral da AEB destacou ainda que “a Associação Empresarial de Braga associa-se com satisfação a este projeto, que reforça o compromisso das empresas bracarenses com a sustentabilidade e com o desenvolvimento sustentável do território”.

A água da rede pública de Braga é sujeita a rigorosos controlos de qualidade, cumprindo elevados padrões de segurança e fiabilidade, o que a torna uma alternativa sustentável, prática e alinhada com os desafios das cidades modernas.

No âmbito desta parceria, a AGERE disponibiliza garrafas de vidro reutilizáveis aos estabelecimentos aderentes, incentivando uma apresentação cuidada da água da torneira e reforçando a sua valorização junto dos consumidores.

Mais do que promover uma mudança de hábitos de consumo, esta iniciativa traduz o compromisso de Braga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando práticas que contribuem para a redução de resíduos, a eliminação do plástico descartável e a valorização dos recursos locais.

Ao envolver o setor da restauração nesta ação, a AGERE e a AEB demonstram que a sustentabilidade também se constrói através de gestos simples do quotidiano, capazes de gerar um impacto positivo para a cidade, para os negócios e para o planeta.

Próximos cursos
Agenda
Sessão Formativa AEB | Gestão Profissional de Alojamento: do Digital ao Acolhimento
17 de Junho, 2026
Incoterm | Como Decidir, Reduzir Risco e Ganhar Controlo nas Operações Internacionais
18 de Junho, 2026 ~ 19 de Junho, 2026
Workshop Ecochain | Inovação e Sustentabilidade: O Futuro da Competitividade Empresarial
19 de Junho, 2026
Workshop | A sua empresa é visível para a IA? O que os dados revelam e o que pode fazer hoje
25 de Junho, 2026
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.