AEB apresenta o Fidalguinho: o novo anfitrião da cidade de Braga
26 Out 2023

Hoje, a Associação Empresarial de Braga e a Câmara Municipal de Braga promoveram a sessão pública de apresentação do ‘Fidalguinho – O guia de Braga’, no Posto de Turismo de Braga. Esta iniciativa de apresentação do novo anfitrião de Braga enquadra-se na ‘Semana do Turismo’, que visa enaltecer o valor económico, social e cultural do turismo de Braga e da região.
Perante “um mundo onde a oferta turística e cultural está em constante crescimento e onde todos os destinos lutam pela afirmação da sua autenticidade e atratividade”, Daniel Vilaça, na abertura da sessão, salientou a necessidade de “se inovar através da criação de novos produtos, serviços, distinções e histórias que diferenciem a nossa cidade e o nosso destino”.
É neste contexto que surge a narrativa do novo anfitrião de Braga, que se enquadra no objetivo de criar novos conteúdos e materiais promocionais sobre Braga mais ligados às atividades económicas, reforçando por esta via a oferta comercial, turística e cultural da cidade.
“Com esta iniciativa do ‘Fidalguinho – O anfitrião de Braga’, estamos a criar e a transmitir aos bracarenses e a quem nos visita mensagens e histórias inesquecíveis da nossa cidade, com finalidade de reforçar a nossa identidade e o que nos distingue face a outras cidades e destinos”, explicou o presidente da AEB.
Segundo Daniel Vilaça, o recurso a histórias sobre eventos, factos históricos, lugares, pessoas, objetos, produtos, lojas e atividades que sejam caraterísticos de cada destino “fortalece a identidade, acrescenta valor, influencia o preço e reforça a imagem e atratividade desse mesmo destino”.
Complementando as palavras do presidente da AEB, Rui Marques acresceu que a missão do Fidalguinho passa, também, por fomentar “uma maior e melhor integração entre residentes e visitantes, procurando promover uma maior retenção de valor para a comunidade, em resultado da atividade turística e melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida dos residentes”.
“Este projeto insere-se numa candidatura que a AEB apresentou ao Turismo de Portugal, que tinha como propósito final desenvolver um programa estruturado de intervenções, que assegurassem uma atividade turística social e ambientalmente sustentável”, afirmou.
Neste seguimento, o diretor-geral da AEB, explicou que este novo projeto visa “impulsionar os visitantes, bem como os próprios residentes, a irem à descoberta das várias dimensões de Braga”, apresentando assim 5 guias distintos: Guia de Apoio ao Turista; Guia de Serviços aos Bracarenses; Guia Lojas com História; Guia Gastronómico; Guia de Enoturismo.
Perante as atuais exigências tecnológicas, o Fidalguinho vai ter, também, uma forte presença digital, contando com um website e uma aplicação. Todos os materiais serão finalizados até ao final deste ano, prevendo-se a sua publicação no início de 2024.
António Barroso, em representação do município de Braga, fechou a sessão, reforçando o objetivo principal deste projeto. “O Fidalguinho tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrir as maravilhas de Braga. Estes materiais visam realçar o que de melhor a cidade e a região têm para oferecer, não apenas para os visitantes, mas também para os residentes. No seguimento das nossas últimas ações, esta iniciativa vem também reforçar a premissa do “ser turista em casa”.