AEB e Câmara Municipal de Braga promovem vinhos verdes da região
29 Jun 2023

Decorreu hoje a apresentação do Vinho Verde Fest, atividade dinamizada pela Associação Empresarial de Braga e pelo Município de Braga. Numa conferência de imprensa, Daniel Vilaça, Presidente da AEB, Rui Marques, Diretor-geral da AEB. Altino Bessa, Vereador da Câmara Municipal de Braga, e Marco Sousa, Diretor Operacional do Turismo Porto e Norte, divulgaram não só o programa, como também abordaram a importância do evento para a região e as expectativas para esta edição.
O evento, que decorrerá de 7 a 9 de julho nos Jardins da Avenida Central, para além de promover os vinhos verdes da região, promete momentos “de partilha de conhecimento, de degustação, de convívio e de muita animação”. Daniel Vilaça, afirma “este certame destaca-se pela sua singularidade e beleza do espaço envolvente onde se realiza, sendo organizado com a finalidade de promover uma maior aproximação entre os produtores de vinho verde da nossa região e os consumidores, em especial os turistas e visitantes que nesta altura do ano se deslocam a Braga”.
Segundo o Presidente da AEB, através desta iniciativa de ativação de negócios, a AEB e Câmara Municipal de Braga estão a dinamizar a economia local e a valorizar bens e produtos com forte potencial de afirmação internacional. “O setor dos vinhos na nossa região e em Portugal tem de continuar a ser apoiado e estimulado, porque tem futuro!”, vincou.
A 10.ª edição deste evento conta com a participação de mais de 30 expositores vínicos, sendo possível degustar mais de 200 vinhos. Face a esta diversidade vínica, Rui Marques afirma que o Vinho Verde Fest Braga assume, hoje, uma posição de destaque a nível nacional. “Este festival de vinho é um dos mais importantes do país, quem o diz são os produtores. Braga, pelo seu prestígio e notoriedade, e por ser uma das principais praças de comércio e turismo de Portugal, é o palco certo para esta iniciativa de promoção do vinho verde”, concluiu.
Confira os produtores presentes na lista abaixo:
– Barcos Wines – Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
– CAVAGRI – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado, CRL.,
– Escola Profissional de Ponte de Lima
– Escola Profissional Agrícola Engº Silva Nunes, Molares – Celorico de Basto
– Município da Póvoa de Lanhoso
– Município convidado: Município S.João da Pesqueira
Pelo 10º ano consecutivo, a organização do Vinho Verde Fest vai promover também o Concurso dos Vinhos Verdes que tem por objetivos estimular a produção de vinhos de qualidade; valorizar o nível técnico e comercial dos vinhos; dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos; e contribuir para a expansão da cultura do vinho em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo, enoturismo e enogastronomia.
O júri do Concurso será constituído por profissionais qualificados e de reconhecido mérito, incluindo jornalistas especializados na área, profissionais do comércio de vinhos, sommeliers e bloggers especializados que irão analisar sensorialmente e classificar as amostras, sendo os vinhos analisados com a garantia de absoluto anonimato. O concurso está aberto à participação, em exclusivo, dos expositores do Vinho Verde Fest e distinguirá os melhores vinhos nas seguintes categorias: Branco, Tinto, Rosado, Espumante, Alvarinho, Loureiro e Vinhão. Nesta edição, será distinguido, também, os melhores exemplares de uma nova categoria: Vinhos com estágio em madeira.
Além das provas e do concurso, vão decorrer algumas atividades paralelas. É o caso das conversas vínicas, jantares vínicos, showcooking’s e a animação musical. Claro que não podia faltar uma área de street food com propostas doces e salgadas, onde estarão presentes:
– Domus Pizza
– Camponês
– Almerinda Gomas
Na sexta-feira e no sábado, o festival decorre entre as 18 horas e as duas da manhã. Já no domingo, os vinhos serão servidos até às 24 horas. Com entrada livre, as expectativas para este evento são muito positivas.
Altino Bessa, em conferência de imprensa, adiantou que o objetivo desta edição passa por ultrapassar os 50 mil visitantes. Marco Sousa, por sua vez, destacou a grande dinâmica da cidade, salientando que para além da promoção do vinho verde, este evento é “um ativo para promover a região e atrair mais pessoas”.
O Vinho Verde Fest é considerado o principal evento de ativação de marca dos vinhos verdes junto dos consumidores. Ao longo das suas edições tem ajudado a divulgar novos produtos e sabores dos vinhos verdes da região do Minho, afirmando a importância desta categoria de vinho no âmbito nacional e internacional.
Nesta edição, o Vinho Verde Fest – Braga conta com as seguintes parcerias: