AEB e governo de São Tomé e Príncipe formalizam parceria
04 Abr 2022

A AEB e o Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo (MJDE) da República Democrática de São Tomé e Príncipe formalizaram, no passado dia 29 de Março, um Protocolo de Cooperação para que jovens são-tomenses possam frequentar cursos de formação profissional nos cursos de Aprendizagem da AEB.
No próximo ano letivo são cerca de 50 os jovens são-tomenses matriculados na AEB, que, entretanto, aguardam pela concessão de vistos pela Embaixada de Portugal em São Tomé.
No âmbito da celebração desta parceria, o Diretor do Gabinete do MJDE, Nelson Mendes, procedeu à visita às instalações da AEB e transmitiu os cumprimentos e agradecimentos do titular da pasta, Vinício Pina, ao Presidente da AEB, Domingos Barbosa, e ao Diretor Geral, Rui Marques, pela prontidão manifestada para o acolhimento dos jovens são-tomenses nos próximos meses.
As duas entidades refletiram sobre os mecanismos suscetíveis de acelerar o processo de concessão de vistos, e a possibilidade de serem disponibilizadas novas vagas para o ano lectivo 2023/2024.
Para o Presidente da AEB esta parceria traduz uma aposta firme da associação na atração e retenção de talento para a região de Braga, sendo os PALOP uma forte aposta da AEB “pelas relações históricas e a língua que nos une”.