AEB e Município de Braga reforçam luta contra o desperdício alimentar com nova edição do ‘Embrulhe, pf!’

11 Nov 2024

A Associação Empresarial de Braga (AEB) e o Município de Braga deram início a mais uma edição do projeto ‘Embrulhe, pf!’, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. A iniciativa, que já se tornou uma referência, vai distribuir mil embalagens em cerca de 30 espaços de restauração, para que os clientes possam levar para casa as sobras das refeições, reduzindo o desperdício alimentar.

Rui Marques, Diretor-Geral da AEB, destacou a responsabilidade coletiva na mudança de comportamentos. “Compete a todos mudar o estado da arte. A nossa missão é motivar os clientes a levar as sobras para casa, sem qualquer vergonha. Esta é uma solução simples, mas eficaz, que traz vantagens para todos: para os clientes, que contribuem para a sustentabilidade financeira e ambiental, e para o setor da restauração, que assume um compromisso social e ambiental, reduzindo também os seus encargos e custos operacionais.”

O Diretor-Geral da AEB chamou ainda a atenção para os alarmantes números do desperdício alimentar em Portugal: “São desperdiçados cerca de dois milhões de toneladas de comida por ano no país. Só nas casas portuguesas, o desperdício alimentar custa quase 30 euros mensais a cada português. Este cenário reforça a importância de iniciativas como esta, que promovem uma mudança de hábitos e uma utilização mais consciente dos recursos.”

Nesse contexto, Rui Marques apelou à adesão ao movimento, destacando o impacto das pequenas ações. “Cada gesto conta. Pequenas atitudes, como esta, replicadas, podem resultar numa grande mudança. Queremos que esta prática se torne um hábito. Por isso, convidamos todos a juntarem-se a este movimento e a serem verdadeiros agentes de mudança.”

Altino Bessa, Vereador do Município de Braga, realçou a relevância da ação face às crescentes e exigentes metas ambientais. “Este tipo de iniciativa faz cada vez mais sentido. A pegada ecológica e a gestão dos resíduos orgânicos são questões essenciais. Se pudermos aproveitar os sobrantes, estamos a adotar uma atitude verdadeiramente sustentável. O grande desafio continua a ser incentivar as pessoas a levar as sobras para casa, sem se sentirem envergonhadas. A mudança de mentalidade é fundamental.”

O vereador apresentou ainda as várias iniciativas do programa, que visam promover a sustentabilidade e a redução do desperdício.

Próximos cursos
Agenda
Bootcamp prático | Vídeo nas redes sociais para empresários e profissionais
11 de Novembro, 2025
Sessão | RH para equipas mais fortes e negócios mais ágeis
13 de Novembro, 2025
3.º Workshop | Riscos, Oportunidades e Impacto Empresarial da Sustentabilidade
18 de Novembro, 2025
3.º Workshop | Riscos, Oportunidades e Impacto Empresarial da Sustentabilidade
18 de Novembro, 2025
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.