AEB e Município reforçam combate ao desperdício alimentar com nova edição do “Embrulhe, PF!”
27 Nov 2025

A Associação Empresarial de Braga (AEB), em parceria com o Município de Braga, apresenta mais uma edição do projeto “Embrulhe, pf!”, uma iniciativa que pretende sensibilizar os clientes de restaurantes para levarem para casa as sobras das suas refeições, promovendo a redução do desperdício alimentar e normalizando este gesto no dia a dia.
Segundo dados do Eurostat, a restauração e os serviços de alimentação representam 12% do desperdício alimentar na União Europeia, o que corresponde a cerca de 15 quilogramas por pessoa, por ano. “É para contrariar esta realidade que o ‘Embrulhe, pf!’ volta ao terreno, transformando um ato simples num hábito sustentável, com benefícios para os clientes, para os estabelecimentos e para a comunidade”, explica o Presidente da AEB.
Com o objetivo de “motivar os clientes a levarem para casa as sobras das suas refeições, sem qualquer constrangimento, e estimular os restaurantes a incentivarem este comportamento”, a AEB distribuiu cerca de 2.000 embalagens pelos restaurantes do centro de Braga. Segundo Daniel Vilaça, “esta pequena ação permitirá evitar o desperdício de cerca de uma tonelada de alimentos confecionados”.
O Presidente da AEB reforça, assim, que “cada gesto conta” e que “pequenas atitudes, replicadas por muitos, podem gerar uma mudança expressiva”. Para Daniel Vilaça, a ambição é clara: “queremos que este comportamento se torne parte natural da experiência de ir ao restaurante”.
O dirigente destaca, ainda, o envolvimento e compromisso dos empresários do setor, que têm aderido de forma ativa à iniciativa. “Os restaurantes desempenham um papel essencial, porque são eles que ajudam a transformar este gesto simples numa ação com verdadeiro impacto. Para os clientes, representa uma escolha mais consciente; para os estabelecimentos, um compromisso social e ambiental que reforça a sua responsabilidade perante a comunidade.”
O Vice-Presidente do Município de Braga, Altino Bessa, enaltece a importância da iniciativa, classificando-a como “um passo decisivo na promoção de comportamentos mais sustentáveis, que espelha o compromisso da autarquia com a redução do desperdício e a valorização de práticas amigas do ambiente”. Para o autarca, “é essencial que cada cidadão perceba que pequenas ações podem transformar-se em contributos significativos para a preservação dos recursos e para a qualidade de vida das gerações futuras”.
Altino Bessa acrescenta ainda que este projeto “é mais do que uma campanha ambiental: assume-se como um instrumento de educação cívica, sensibilização e mobilização coletiva”. O Vereador destaca a importância da parceria com a AEB, frisando que “quando, em rede, nos unimos em torno de um objetivo comum, reforçamos a cultura de responsabilidade ambiental e consolidamos Braga como um concelho que promove práticas sustentáveis no dia a dia da comunidade. A iniciativa ‘Embrulhe, pf!’ é um excelente exemplo desta colaboração.”
Integrado na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2025, o “Embrulhe, pf!” pretende ultrapassar o carácter simbólico da efeméride e consolidar, ao longo de todo o ano, um comportamento que contribua para uma Braga mais responsável, sustentável e consciente no combate ao desperdício alimentar.