AEB estima mais de 30 mil visitantes na 20.ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho

22 Jan 2024

O Festival das Papas de Sarrabulho está de volta a Amares, de 10 a 13 de fevereiro. Na apresentação da 20.ª edição do certame organizado pela Associação Empresarial de Braga (AEB) em parceria com a Câmara Municipal de Amares, Daniel Vilaça destacou o festival como “um dos mais importantes eventos gastronómicos da região, tendo um impacto económico significativo no concelho de Amares”.

Olhando para a edição de 2023 e para a trajetória de crescimento ao longo dos 20 anos de existência, o Presidente da AEB salientou o “potencial económico do festival”.

“A edição de 2023 do festival foi um enorme sucesso e gerou um impacto económico de 500 mil euros no concelho de Amares. Este impacto traduziu-se em mais de 30 mil visitantes, que consumiram cerca de 6 toneladas de papas de sarrabulho e 5 toneladas de rojões. Esperamos que esta 20. ª edição acompanhe o crescimento constante que se tem vindo a verificar e que estes números possam ser superados em larga escala”, vincou.

Ao longo dos anos, o evento tornou-se numa referência no contexto regional e nacional da gastronomia do Minho e num dos principais pontos de atração ao concelho de Amares, durante o fim-de-semana de Carnaval. Assim, para além de dinamizar as atividades económicas do concelho de Amares, esta iniciativa visa a promoção do seu património gastronómico, turístico e cultural.

“O evento atrai milhares de visitantes, que contribuem para o aumento do consumo e da atividade económica local Acreditamos que a gastronomia e o turismo são motores importantes da economia regional, e que eventos como este são fundamentais para atrair visitantes e gerar negócios”, finalizou.

Na mesma linha, também o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, destacou a iniciativa pela promoção do território e pelo importante peso no estímulo da economia local, reconhecendo a “relevância da parceria com a AEB”.

Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, definiu o festival como um evento de referência no território, assumindo um papel importante na atração de visitantes de vários concelhos portugueses, bem como da vizinha Espanha. “O Festival das Papas de Sarrabulho é uma marca que veio para ficar”, concluiu.

Delfim Rodrigues, Vereador do Turismo do Município de Amares, explicou o funcionamento desta 20.ª edição. O Restaurante de Caldelas, o Restaurante A Rival – O Rei do Leitão, o Restaurante Vale do Homem, o Tasquinha Tomadas e o Restaurante do Fernando – Quinta Casa Patos de Baixo serão os responsáveis pela confeção das papas de sarrabulho e dos rojões.

Em relação aos preços, uma tigela de papas de sarrabulho custa 6,00 euros, tal como o pratinho de acompanhamentos, ficando a tigela de vinho por 1,50. No caso da garrafa de vinho, o custo é de 7,50 euros.

Próximos cursos
Agenda
Sustentabilidade vende? Estratégia de valor e competitividade no setor das embalagens
11 de Setembro, 2025
Do feedback à transformação: construindo culturas que retêm e inspiram talentos
23 de Setembro, 2025
Workshop: Sustentabilidade Empresarial - O Novo Normal
25 de Setembro, 2025
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.