AEB, Município de Braga e TUB lançam projeto REACTIVITY

10 Ago 2023

A Associação Empresarial de Braga, o Município de Braga e os Transportes Urbanos de Braga lançaram, hoje, o projeto REACTIVITY. Este inovador projeto de mobilidade urbana, promovido e apoiado pelo EIT Urban Mobility e com a participação da cidade italiana de Lecce e as empresas Pinbike e TIM – Telecom Itália, tem como objetivo principal promover uma mobilidade sustentável, inclusiva e inteligente, oferecendo aos cidadãos uma experiência de transporte intermodal, mais eficiente e amiga do ambiente.

“O grande diferencial do projeto REACTIVITY é a sua abordagem intermodal, que combina diferentes modos de transporte para oferecer aos cidadãos opções flexíveis e convenientes para as suas deslocações diárias”, explicou Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga. Ao integrar o transporte público com bicicletas e trotinetes elétricas, o projeto amplia o alcance das paragens de transporte público, proporcionando aos cidadãos uma mobilidade mais abrangente e acessível em toda a cidade. “O município continua empenhado em trabalhar em prol de uma mobilidade mais sustentável no concelho, que beneficie a qualidade de vida de todos”, reforçou a vereadora.

O REACTIVITY promove estes modos através de uma componente única de remuneração e gamificação. Ao participar no projeto, os utilizadores poderão acumular pontos e conquistar metas ao optarem por modos de transporte mais sustentáveis. “Esta abordagem torna a experiência de mobilidade mais atrativa e divertida, incentivando os cidadãos a adotarem práticas de transporte mais conscientes e sustentáveis”, concluiu.

Com o mecanismo de recompensas e gamificação do projeto, os utilizadores terão a possibilidade de conquistar vouchers, que poderão ser descontados em diversos estabelecimentos comerciais parceiros da iniciativa. No total, estão já envolvidas cerca de 30 lojas, no entanto o objetivo é alargar este leque a um maior número de estabelecimentos. “Começamos com certa de que 30 lojas aderentes, mas perante a extraordinária recetividade do comércio local, o objetivo é aumentar significativamente o número de lojas aderentes”, adiantou Rui Marques, diretor-geral da AEB.

A adesão dos comerciantes locais ao projeto REACTIVITY representa uma oportunidade única para impulsionar os seus negócios e estabelecimentos. Ao integrarem a rede de parceiros que aceitam os vouchers gerados pelos utilizadores, as lojas têm acesso a uma maior visibilidade e atração de clientes.

Dessa forma, os comerciantes não apenas beneficiam do aumento do fluxo de clientes, mas também contribuem para uma cidade mais sustentável e dinâmica. “Ao apoiar iniciativas de mobilidade urbana, as lojas demonstram o seu compromisso com a comunidade local e posicionam-se como agentes ativos na construção de uma cidade mais amiga do ambiente e com uma mobilidade mais eficiente”, reforçou o diretor-geral da AEB.

Para Rui Marques, a rápida e dedicada adesão do comércio local “é sinal da sua responsabilidade social e do seu comprometimento para com a sustentabilidade”. “Iniciativas como esta posicionam-nos como cidades liderantes na mobilização das pessoas para uma mobilidade mais amiga do ambiente. Fico muito orgulhoso que os comerciantes façam parte desta equação, espaços que são efetivamente amigos do ambiente e da sustentabilidade”, frisou.

Encarando o projeto REACTIVITY como um ciclo vantajoso para todas as partes envolvidas, Rui Marques parabenizou o município pela iniciativa, reforçou o compromisso da AEB para com a sustentabilidade e vincou as suas expectativas relativamente ao sucesso do REACTIVITY. “O REACTIVITY será, certamente, um sucesso. Este é um projeto onde todos saímos a ganhar. Ganha o comercio, ganham os consumidores, ganha a cidade de Braga”, concluiu.

Durante os próximos três meses, os bracarenses têm a oportunidade de participar nesta iniciativa pioneira. Através da plataforma online dedicada ao projeto, os cidadãos poderão acompanhar o seu desempenho, acumular pontos e verificar o seu contributo para uma mobilidade mais sustentável em Braga.

“Através de um sistema GPS e da App Pinbike associada será possível monitorizar as deslocações efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros, especificamente 30 cêntimos, por cada 5 minutos de viagem”, explicou Teotónio Andrade dos Santos. Assim, a cada 10 euros acumulados, a APP criará automaticamente um voucher que pode ser gasto nas lojas locais aderentes ao projeto.

Para incentivar a adesão a este projeto, o administrador-executivo dos TUB, referiu ainda a aplicação de um desconto de 75% na aquisição do passe para transporte. “O nosso objetivo é claro. Os TUB estão totalmente comprometidos com a sustentabilidade e esta iniciativa é reflexo disso”, reforçou.

Os vouchers contêm um código QR e um código único que pode ser utilizado uma vez e que deve ser validado pelo comerciante na sua área de utilizador, através da aplicação ou do website. Os vales que forem resgatados pelas lojas durante o projeto serão reembolsados pela Pin Bike no 10º dia do mês seguinte.

A informação das lojas aderentes estará disponível na app e o utilizador poderá filtrá-las de acordo com os produtos/serviços que oferecem e a distância das suas localizações. O voucher pode ser gasto na compra de produtos/serviços oferecidos pelas lojas.

Para participar nesta iniciativa, os Bracarenses terão de preencher o seguinte . O regulamento completo pode ser consultado .

Os comerciantes/estabelecimentos que desejem abraçar, também, este compromisso devem submeter a inscrição em: https://pinbike.web.app/newVendor

Próximos cursos
Agenda
Bootcamp prático | Vídeo nas redes sociais para empresários e profissionais
11 de Novembro, 2025
Sessão | RH para equipas mais fortes e negócios mais ágeis
13 de Novembro, 2025
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.