AEB promove debate sobre os desafios e as oportunidades do turismo
25 Out 2023

Hoje, dia 25 de outubro, o salão nobre da AEB acolheu a conferência “Novas agendas para o turismo – Horizonte 2030”, com o Presidente do Turismo de Portugal, I. P., Carlos Abade. A 5.ª sessão do Ciclo de Conferências 160 “Desafiar o futuro com confiança!” que a AEB se encontra a promover, teve como objetivo sensibilizar e debater com os empresários e gestores os desafios que mais influenciam o futuro da atividade das empresas e demais organizações do setor do turismo.
Daniel Vilaça, Presidente da AEB, iniciou a sessão qualificando o turismo como “o principal motor da economia de muitas regiões, cidades, vilas e aldeias do nosso país”.
“Os números da atividade turística em Portugal e os sucessivos reconhecimentos obtidos como melhor destino do mundo expressam bem o dinamismo e importância deste setor para a nossa economia e sociedade”, frisou.
Apesar da evidente progressão do setor em Portugal, o Presidente da AEB apontou que “como qualquer outra atividade económica, o turismo está sujeito a ciclos de prosperidade, de retoma e de recessão”. Neste contexto, Daniel Vilaça reforçou, assim, a pertinência da sessão dinamizada pela AEB.
“Temos e devemos continuar a debater os desafios que o setor enfrenta, tentando encontrar as melhores soluções para um crescimento sustentado, coeso e inclusivo desta parcela tão relevante do nosso tecido económico e social. Neste contexto, a escolha do tema de hoje ‘Novas agendas para o Turismo’ surge da constatação de que o futuro deste setor, como de outros, tem de ser devidamente preparado, dinamizado e garantido”.
Neste contexto, Daniel Vilaça referiu, ainda, o estudo divulgado, recentemente, pela AEB sobre a perceção e as atitudes dos residentes de Braga em relação ao crescimento do turismo na cidade. Para o Presidente, os dados obtidos na investigação “indicam, de forma muita clara, que Braga é um excelente exemplo de um destino em que há um equilíbrio saudável entre a qualidade de vida dos cidadãos e a afluência de visitantes e turistas à cidade”.
“O objetivo é continuar a trabalhar na sustentabilidade e atração de mais turistas, envolvendo os residentes e as entidades que os representam em todo o processo de desenvolvimento e promoção do destino Braga. Fazemo-lo com a firme convicção do enorme potencial de crescimento que o turismo de Braga registará nos próximos anos, sem beliscar o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos que nela residem e trabalham”, concluiu o Presidente da AEB.
Carlos Abade, em consonância com as palavras defendidas pelo Presidente da AEB, salientou que o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa. Defendendo a “evidente evolução” e o “positivo percurso” do setor, o Presidente do Turismo de Portugal afirmou que um dos objetivos desta instituição passa por fomentar a articulação com os agentes turísticos.
“Uma das atuais missões do Turismo de Portugal é, precisamente, articular-se com as empresas do setor, a fim de encontrar, em conjunto, soluções e estratégias benéficas para todos. Posto isto, gostaria de agradecer à Associação Empresarial de Braga pela oportunidade de nos aproximarmos desta realidade. É fundamental ouvir e compreender as preocupações dos empresários, para assim alinharmos o nosso trabalho às suas necessidades reais”, concluiu.
Durante a sua intervenção, Carlos Abade abordou os inúmeros desafios, atualmente, enfrentados pelo tecido empresarial neste setor. A crescente digitalização do turismo, o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos destinos, as novas oportunidades, o combate à sazonalidade, a atração de talento, a formação dos profissionais, os incentivos ao investimento, a mobilidade e os desafios fiscais, foram algumas das temáticas exploradas.
António Barroso, em representação do Município de Braga, abordou também alguns dos desafios do turismo na cidade de Braga, frisando a necessidade de “se projetar de forma ponderada e estratégica o futuro do setor”. Neste seguimento, o Adjunto do Presidente firmou o compromisso da Câmara Municipal de Braga em continuar a promover Braga como um destino turístico de excelência.
“O Turismo de Portugal pode contar com o total empenho do Município de Braga. Apesar de todos os desafios, queremos levar Braga mais além, bem como toda a região do Minho. Temos que trabalhar em harmonia, projetando e antecipando aquele que será o futuro do turismo. Com essa visão, estamos confiantes de que conseguiremos captar ainda mais valor para toda a região, promovendo um turismo sustentável e de qualidade para todos”.
Os participantes tiveram também uma voz ativa na sessão. Vários empresários do setor expuseram as suas dúvidas e, sobretudo, as suas preocupações face aos desafios atuais e futuros do setor do turismo.