AEB reivindica mais atenção para o Parque Industrial de Sobreposta

17 Fev 2025

A Associação Empresarial de Braga/Câmara de Comércio e Indústria (AEB/CCI), no cumprimento do seu compromisso de proximidade às empresas e de uma atuação interventiva e influente, deu continuidade ao ciclo de visitas aos parques industriais e empresariais do concelho, desta vez deslocando-se à freguesia de Sobreposta.

A comitiva da AEB, liderada pelo seu presidente, Daniel Vilaça, foi recebida, na passada sexta-feira, pela presidente da Junta de Freguesia de Sobreposta, Elizabete Silva, e respetiva equipa, que orientaram a visita ao parque industrial. Durante o percurso, foram ouvidos vários empresários locais e identificadas necessidades essenciais para melhorar as condições do parque, reforçando o seu valor para quem lá trabalha, investe e visita.

Entre os principais desafios apontados destacam-se a necessidade de reforço da sinalética geral e empresarial, a ausência de recolha de lixo e varredura – atualmente assegurada pela Junta de Freguesia –, a pavimentação da zona mais antiga, a falta de marcações nos arruamentos, o reforço da oferta de transportes públicos e a iluminação deficiente na variante do Alto da Vela, fator essencial para garantir maior segurança.

“Continuamos este périplo pelos espaços de acolhimento empresarial de Braga para estarmos ainda mais próximos das empresas e sermos a sua voz ativa e representativa. Existem situações que importa esclarecer, nomeadamente a definição de responsabilidades sobre estes espaços, para que tenham a manutenção e o cuidado que merecem. Estes parques são o rosto da economia bracarense e precisam de um acompanhamento mais próximo”, afirmou Daniel Vilaça.

Duas das ações prioritárias serão a intermediação junto da TUB para reforçar as linhas de transporte público e a resolução da falta de iluminação na variante do Alto da Vela. “Vamos atuar para ajustar a oferta de transportes públicos aos horários de entrada e saída dos trabalhadores, com base num levantamento de necessidades junto das empresas e colaboradores. O objetivo é reduzir a dependência do automóvel e os custos associados. Outra preocupação levantada diz respeito à insegurança rodoviária causada pela ausência de iluminação em grande parte da variante do Alto da Vela, uma situação que urge solucionar”, frisou.

Durante a visita, a Junta de Freguesia de Sobreposta lançou ainda o desafio à AEB para apoiar a criação de um Conselho Consultivo do Parque Industrial, com o objetivo de estreitar a ligação entre as empresas e a comunidade local, promovendo um diálogo contínuo e benéfico para ambas as partes. “Aceitámos o desafio e estamos empenhados em dar-lhe seguimento, esperando que possa servir de exemplo para outras freguesias. Tudo o que fortaleça a interligação entre as empresas e a comunidade resulta em benefícios para todos”, concluiu o presidente da AEB.

Esta iniciativa reforça, assim, o papel da AEB, não só na representação e apoio às empresas locais, mas também na dinamização da economia regional e na atração de investimento estrangeiro. Neste contexto, a AEB, enquanto Câmara de Comércio e Indústria, presta diversos serviços às empresas exportadoras da região, incluindo a emissão de certificados de origem, vistos, certificados de venda livre, carnets ATA, autenticação de documentos e traduções associadas ao comércio externo.

Próximos cursos
Agenda
Conferência ESG Braga I Desafios, Oportunidades e Boas Práticas
2 de Outubro, 2025
Masterclass I O Novo Papel dos Líderes nas Redes Sociais
2 de Outubro, 2025
Ciclo de Workshops | Programa de capacitação avançada ESG
15 de Outubro, 2025 ~ 16 de Outubro, 2025
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.