BREXIT | Toda a informação que precisa para a sua empresa
16 Abr 2019

O Reino Unido irá sair da União Europeia no próximo dia 29 de março (caso não haja decisão em contrário) e apesar do atual contexto de indefinições do Brexit, este terá consequências económicas para a economia e empresas portuguesas.
O processo de saída e as negociações ainda estão a decorrer, estando previsto, no caso de existir acordo, um período de transição 29 de março de 2019 a 31 de dezembro de 2020, no qual se manterão as regras do mercado único.
O mercado do Reino Unido assume particular relevância para as exportações portuguesas de serviços e bens, perspetivando-se, assim, o surgimento de novos desafios para as empresas nacionais com relações comerciais com o mercado britânico.
Desta forma, são várias as entidades que disponibilizam informação e outros tipos de apoio às empresas portuguesas, de modo a minimizar potenciais dificuldades decorrentes do Brexit.
O IAPMEI, através dos seus Centros de Apoio Empresarial, distribuídos por 12 distritos do país, em colaboração com a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), disponibiliza apoio especializado e em proximidade às PME que tenham relações comerciais com o Reino Unido.
Para um melhor enquadramento sobre o conjunto de alterações em perspetiva, poderá encontrar no documento O BREXIT e Portugal – quais os cenários possíveis para as empresas portuguesas, elaborado pela DGAE, informações sobre o Brexit e esclarecimentos sobre os impactos que resultarão deste processo para as empresas portuguesas.
Consulte também o Plano de Preparação e de Contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia, aprovado no passado dia 17 de janeiro em Conselho de Ministros.
In IAPMEI.