Empresários de Braga voltam a dar vida à Noite Branca com as Festas Brancas
05 Set 2025

Braga prepara-se para viver mais uma edição memorável da Noite Branca, marcada pela criatividade, pela energia contagiante e pela força da sua comunidade. Este ano, com o apoio da Associação Empresarial de Braga (AEB), os empresários voltam a assumir um papel central na dinamização do evento através das Festas Brancas.
A iniciativa, que decorre nas noites de 5 e 6 de setembro, envolve 18 estabelecimentos comerciais e transforma oito espaços do centro histórico em pontos de celebração, convívio e animação. As Festas Brancas surgem como complemento à programação oficial da Noite Branca e são uma demonstração clara do espírito empreendedor e colaborativo que define Braga.
“Estas festas são criadas por empresários que se juntam, investem e inovam, com o objetivo de tornar a Noite Branca ainda mais especial”, afirma Daniel Vilaça, presidente da AEB. “Não se limitam a abrir portas, participam ativamente na construção de momentos que tornam Braga mais vibrante e atrativa.”
A AEB sublinha que os grandes eventos da cidade devem envolver os agentes económicos locais, reforçando o papel dos empresários como verdadeiros embaixadores da cidade. “As festas da cidade têm de envolver os seus agentes locais. Os empresários devem ser embaixadores da Noite Branca, acolhendo quem nos visita com entusiasmo, criatividade e sentido de missão. O arrojo destes empresários, que se juntam e investem para que a Noite Branca seja ainda mais especial, é digno de destaque e reconhecimento”, acrescenta Daniel Vilaça.
O presidente da AEB acredita que esta colaboração é essencial para o sucesso da cidade:
“Braga só tem a ganhar quando todos os agentes económicos são envolvidos de forma ativa nos grandes eventos da cidade. A cultura, quando feita em rede, multiplica o seu impacto económico, social e simbólico.”
A Noite Branca de Braga, integrada na programação da Capital Portuguesa da Cultura 2025, espera receber mais de um milhão de visitantes ao longo de três dias, com um impacto económico estimado em 15,75 milhões de euros. A envolvência dos empresários é, mais uma vez, um dos pilares que tornam este evento único.
“As Festas em Branco, criadas por muitos deles, são um excelente exemplo disso. São iniciativas que nascem da vontade de contribuir, de fazer parte, de dar algo à cidade. E mostram bem o arrojo e a capacidade de iniciativa dos empresários bracarenses”.
A Noite Branca é feita de cultura, de comércio, de gastronomia, de música, de arte. Mas acima de tudo, é feita de pessoas. Pessoas que acreditam em Braga, que investem em Braga, que vivem Braga com paixão.