“Lojas com História” já podem pedir isenção de IMI
21 Ago 2019

Os proprietários das 44 lojas históricas da cidade de Braga, que fazem parte do programa “Lojas com História”, já podem candidatar-se à isenção do pagamento do IMI. Este processo está a ser promovido e agilizado pela Câmara Municipal de Braga devendo os proprietários remeter, até 30 de Novembro, os seguintes elementos: caderneta predial; dados do proprietário e do arrendatário (se aplicável): nome; morada completa; contactos (telefone e email); dados do estabelecimento: morada completa, produtos e horário de funcionamento para o email ru@cm-braga.pt.
A Câmara irá encaminhar todos os processos para a necessária tramitação por parte da administração fiscal, sem o qual os proprietários não poderão candidatar-se à referida redução
da carga fiscal que afeta o seu imóvel ou fração.
No corpo de texto do e-mail deve, ainda, constar a seguinte informação: “Autorizo que os meus dados pessoais, recolhidos pelo Município de Braga, sejam remetidos à Autoridade Tributária, de acordo com o previsto na Lei nº 42/2017 de 14 de Junho e submetidos na Plataforma do Inventário Nacional – Comércio com História, incluindo consentimento de direitos de autor”.
Relembramos que está, também, a decorrer a segunda fase de classificação das “Lojas com
História” pelo que os estabelecimentos que cumpram o estipulado na Lei n.º 42/2017 de 14 de Junho podem submeter candidatura por email ru@cm-braga.pt com identificação da pessoa a contactar na visita técnica para análise dos requisitos de classificação. As lojas que se candidatem devem cumprir determinados requisitos: longevidade da atividade a reconhecer (deve ser desenvolvida há pelo menos 25 anos), e o património material e o património imaterial do estabelecimento ou da atividade devem apresentar determinadas características reveladoras do seu significado histórico e cultural ou social local.