Exposição fotográfica | A Essência do Comércio - Lojas com História
04 Abr 2025

A Associação Empresarial de Braga apresenta a 6.ª edição da exposição fotográfica "A Essência do Comércio", captada pela lente do fotógrafo Marco Mendez. Esta mostra convida a uma viagem visual pelas lojas com história de Braga, revelando os rostos que dão vida ao comércio da nossa cidade.
Mais do que retratar espaços, esta exposição destaca a verdadeira identidade do comércio bracarense – a proximidade, a dedicação e a hospitalidade de quem, todos os dias, recebe e serve com um sorriso.
Nesta 6.ª edição, homenageamos os comerciantes que, geração após geração, mantêm vivo o pulsar da cidade, preservando a autenticidade e o caráter que tornam Braga uma cidade única.
Com o apoio do Município de Braga, "A Essência do Comércio" estará patente ao longo deste mês de abril na Avenida da Liberdade.
Espaços apresentados:
- A Favorita
- A Louceira
- A Negrita
- Adega Regional de Tenões
- Armazém dos Terceiros
- Armazéns do Castelo
- Barbearia Albino da Costa Pereira
- Barbearia Vasconcelos
- Braga Oliva
- Café Astória
- Café Vianna
- Casa Académica
- Casa Bouças
- Casa das Sementes
- Casa das Velas
- Casa dos Terços
- Casa Faria
- Casa Fragata
- Casa Garrafinha - Jeremias
- Casa Silva
- Chapelaria Machado
- Confeitaria Santo António (Luxa)
- Correaria Moderna
- Doçaria Cruz de Pedra - Sabiá
- Doçaria de São Vicente
- Farmácia Lima
- Feira das Tapeçarias
- Frigideiras do Cantinho
- Mercado de São João
- Óptica Cerqueira Gomes
- Ourivesaria Santos
- Paramentaria Vasconcelos
- Pastelaria Cabanelas
- Pastelaria Ferreira Capa
- Pereira das Violas
- Pharmácia Sousa Gomes
- Pires Joalheiro
- Pomar da Mariazinha
- Queijaria Central
- Relojoaria e Ourivesaria Oliveira
- Relojoaria Maurício Queiroz
- Restaurante Bem-me-Quer
- Restaurante Casa Pimenta
- Restaurante City in Rio
- Restaurante Flor do Vouga
- Restaurante Minisport
- Restaurante Sameiro Pampa’s
- Sapataria Fernando
- Sapataria Mesquita
- Sapatarias Starlet
- Tasca do Brito
- Tasquinha Dom Ferreira
- Torrefação Bracarense
Nota biográfica do fotógrafo:
Marco Mendes é licenciado em Engenharia, e cedo sentiu necessidade de captar imagens de locais por onde passava, de objetos e de edifícios que não lhe passavam despercebidos, bem como retratar pessoas, momentos únicos e especiais.
Com o passar dos anos e a experiência adquirida, abordou a fotografia de forma profissional iniciando uma formação complementar contínua, tendo concluído o Curso Profissional de Fotografia, com diversas menções honrosas, sendo também formador nesta área.
São vários os projetos que abraça diariamente, desde a Moda ao Retrato, da Arquitetura ao Produto, das sessões de Gravidez às de Família, que estimulam o aperfeiçoamento e a evolução numa área imensa e ilimitada de emoções e recordações. No entanto, a fotografia em movimento é sem dúvida um dos seus principais desafios.
Vencer as barreiras do tempo e criar lembranças e memórias intemporais dão o mote ao seu trabalho.
A exposição pode ainda ser visualizada na página de Facebook da AEB.
4 de Abril, 2025