Tardes Gulosas 2023: o lado mais doce da vida está de regresso a Braga
31 Out 2023

A Associação Empresarial de Braga (AEB) volta a realizar as Tardes Gulosas, uma iniciativa que visa promover o sector da pastelaria e a doçaria que Braga tem para oferecer. Ao longo do mês de novembro, de segunda a sexta-feira, os consumidores serão desafiados a saborear um bolo com a campanha “Leve 2, Pague 1”.
A 13.ª edição desta iniciativa arranca já esta quinta-feira, dia 2 de novembro, contando com a participação de 27 estabelecimentos. A apresentação do evento decorreu ontem, no “Gato Comeu-te a Língua”, no Campo das Hortas, e contou com a presença de Rui Marques, diretor-geral da AEB, António Barroso, adjunto da Câmara Municipal de Braga, e Rosana Raimundo, em representação daquele estabelecimento.
No lançamento desta edição, Rui Marques lembrou que esta é uma iniciativa que se realiza há 13 anos e que já conseguiu fidelizar clientes, além de promover estabelecimentos até aqui desconhecidos ou pouco conhecidos e de promover a qualidade da doçaria de Braga.
“Queremos promover as pastelarias e aumentar o número de visitantes em cada uma delas”, afirmou.
Para o diretor-geral da AEB, esta é também uma forma de os associados fazerem algum dinheiro, numa época de menor procura. Situado entre o período de Verão e o período natalício, novembro é habitualmente um mês de menor procura, e nesse sentido a AEB aposta neste roteiro, para assim “ativar negócios, angariar novos clientes, e simultaneamente estimular também as vendas já associadas ao Natal”. “No fundo, a campanha traduz-se num desconto de 50%, numa espécie de Black Friday da pastelaria”, realçou Rui Marques.
– A novidade da edição
Este ano o roteiro das Tardes Gulosas traz uma novidade, e vai oferecer uma garrafa de Espumante Estreia Loureiro para os participantes que completem o roteiro com seis carimbos de diferentes estabelecimentos. Assim que estiver preenchido o folheto deverá ser trocado pelo prémio nas instalações da AEB.
Rui Marques salientou ainda que esta é uma iniciativa que traz um retorno económico notável aos estabelecimentos aderentes. “Acredito que esta é uma iniciativa que vai aumentar a procura dos estabelecimentos”, disse o diretor-geral da AEB, sustentado no que tem acontecido nas edições anteriores, em que algumas pastelarias dizem ter aumentado o número de clientes em três, cinco ou até dez vezes.
– Evento tem impacto de 80 mil euros
Com base na expectativa que a edição de 2023 tenha o mesmo sucesso de anos anteriores, a AEB estima que seja possível gerar com as Tardes Gulosas um impacto económico de cerca de 80 mil euros. “O que significa um excelente valor, sobretudo numa época baixa”, referiu Rui Marques.
Outra das vantagens das “Tardes Gulosas” é o caráter coletivo do evento. Ou seja, acaba por promover todos os 27 estabelecimentos aderentes. O diretor-geral da AEB destacou, assim, a qualidade e inovação das pastelarias
de Braga. “Este roteiro espelha bem a qualidade e a realidade do sector da pastelaria na cidade de Braga, o qual se distingue pela capacidade de conjugar tradição e inovação, numa estratégia que vem acrescentar valor ao produto”, afirmou.
Neste seguimento, também António Barroso destacou a oferta variada que compõe este roteiro, que “nos traz diversas iguarias desde as mais tradicionais até aos doces mais modernos”. Para o adjunto municipal, o evento vem reforçar a atratividade do setor da pastelaria, tendo o “condão de dar a conhecer novos espaços detentores de verdadeiras riquezas gastronómicas”.
A anfitriã Rosana Raimundo, do ‘O Gato Comeu-te a Língua’, afirmou que a participação neste tipo de iniciativas traz sempre um “aumento significativo de vendas”, sendo ainda essencial ao nível da divulgação do espaço. “Recebemos imensos clientes que chegam até nós graças ao roteiro, e que acabam por se tornar clientes habituais”, disse.
A 13.ª edição conta com os seguintes estabelecimentos aderentes:
– Doçaria Cruz de Pedra – Sàbiá
– Sara Melissa – Boutique da Boleira
– Tia Lu
O Roteiro das Tardes Gulosas está disponível AQUI.