Artigo de opinião | Vai um Verde Cool?

09 Set 2022

O Verde Cool está de regresso. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma ação coletiva desenvolvida pela Associação Empresarial de Braga que promove e incentiva o consumo de vinho verde a copo, em conjugação com os melhores petiscos da região, num conjunto de estabelecimentos aderentes que, durante um mês, disponibilizam um menu Verde Cool a um preço promocional de 3,50 euros.

Realizada pelo 8.º ano consecutivo, o Verde Cool é uma iniciativa de grande sucesso, que tem merecido rasgados elogios de todos os agentes económicos envolvidos: os consumidores, os estabelecimentos aderentes e os produtores de Vinho verde.

É, por isso, reconhecida como uma boa prática de cooperação e dinamização empresarial, que tem dado um forte contributo para a dinamização dos espaços comerciais, para a captação de novos clientes e visitantes à região, para a valorização da nossa gastronomia e para o desenvolvimento da economia local. Uma iniciativa que se transformou numa marca e que é replicada em diversos pontos do país.

Olhando para trás, confirmamos que aquilo que eram os grandes objetivos que nos levaram a avançar com este projeto foram atingidos: aumentou-se a notoriedade e reputação do vinho verde; aproximou-se os produtores dos agentes económicos do canal Horeca, passando o vinho verde a ser um vinho de referência nas cartas da restauração, e na maioria dos casos o “vinho da casa”; disseminou-se o consumo de vinho verde a copo; rejuvenesceu-se o perfil do consumidor do vinho verde; promoveu-se e incentivou-se novos hábitos de consumo e novos conceitos de negócio; e contribuiu-se para o enriquecimento da experiência turística da região e da imagem do destino Braga.

Mas o nosso trabalho não está concluído. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, mas o sucesso alcançado apenas nos deve motivar a continuar a fazer mais e melhor.

Nesta edição, contamos com 42 estabelecimentos aderentes que ao longo de 31 dias de campanha irão dar a conhecer 35 referências distintas de vinho verde, oriundos das diferentes sub-regiões da região demarcada dos vinhos verdes, a par dos petiscos que integram a oferta em promoção.

Baseados nos resultados passados, a nossa expectativa é que este ano sejam servidos mais de 75 mil menus Verde Cool, o que implica o consumo de mais de cerca de 19 mil garrafas de vinho verde e um volume de negócios direto da ordem dos 262 mil euros. Mas se considerarmos o consumo adicional induzido nos estabelecimentos aderentes, nomeadamente a venda de garrafas de vinho e/ou serviços de almoços e jantares após experiências Verde Cool, o impacto económico dobra e ascende a mais de 550 mil euros.

Para além de uma extraordinária ação de promoção e dinamização económica, o Verde Cool é também um espaço de formação e qualificação dos profissionais do setor em matéria de serviço de vinhos. E esta é uma dimensão a que temos de dedicar cada vez mais atenção, porque o serviço é uma componente absolutamente essencial na experiência de consumo. A este nível, a falta de recursos humanos qualificados no setor, aliado à entrada de centenas de pessoas com baixas qualificações profissionais e, no caso dos estrangeiros, com muito pouco conhecimento sobre os produtos caraterísticos da nossa região, aumenta a importância e urgência de se aumentar as competências relacionadas com o serviço de vinho e de mesa em geral.

E, neste âmbito, importa salientar o trabalho meritório que a AEB tem promovido (e que continuará a promover) ao longo dos últimos anos, levando a cabo um conjunto muito alargado e diversificado de ações de formação e capacitação profissional dirigidas quer a ativos, quer a jovens e desempregados que pretendem (re)ingressar no mercado de trabalho.

Um elogio final aos empresários pela pronta adesão ao desafio lançado pela AEB e pelo espírito de cooperação revelado, entre empresas que habitualmente concorrem entre si, mas que percebem as vantagens de se promoverem em conjunto de forma a ganhar sinergias e dimensão. Merece igualmente nota de destaque o sentido de responsabilidade social revelado pelos estabelecimentos aderentes, que, num contexto de inflação muito elevada, fizeram um grande esforço para que o preço do menu não sofresse alteração de preço face aquilo que tem vindo a ser praticado nos últimos 3 anos.

Acreditamos que, com esta iniciativa, damos um mais um excelente contributo para a afirmação da Gastronomia e Vinhos como um produto estratégico no desenvolvimento turístico da nossa cidade, região e país. Ao divulgarmos o nosso vinho verde, a nossa gastronomia e as nossas tradições estamos a dinamizar a economia e o emprego e, ao mesmo tempo, a contribuir para a valorização de um património que muito nos distingue e diferencia.

Face à diversidade e excelente qualidade das propostas eno-gastronómicas do Verde Cool, deixo, assim, o repto a todos os leitores para que aproveitem esta iniciativa como uma jornada de descoberta dos estabelecimentos associados da AEB, dos sabores da gastronomia minhota e da excelência dos nossos vinhos verdes.

– artigo de opinião do Diretor Geral da AEB, Rui Marques, no Jornal Correio do Minho

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