Verde Cool reforça impacto económico e confirma Braga como destino de referência na gastronomia e nos Vinhos Verdes
23 Out 2025

A Associação Empresarial de Braga apresentou hoje, em conferência de imprensa, o balanço final da 11.ª edição do Verde Cool, iniciativa que voltou a transformar Braga na capital dos petiscos e do Vinho Verde, entre 8 de setembro e 5 de outubro.
Ao longo de quatro semanas, 44 estabelecimentos de restauração e bebidas aderiram à iniciativa, servindo mais de 85 mil menus especialmente concebidos para harmonizar com Vinhos Verdes. Os resultados confirmam o sucesso e a vitalidade do projeto: mais de 425 mil euros em vendas diretas e um impacto económico global superior a 1 milhão de euros, comprovando que a gastronomia e o vinho são, cada vez mais, motores de promoção turística e de dinamização económica para a cidade.
“O Verde Cool 2025 confirmou o enorme dinamismo e criatividade do setor da restauração de Braga. Esta edição superou as expectativas, quer em adesão dos estabelecimentos quer em notoriedade pública, com um crescimento de cerca de 20% nas vendas médias registadas pelos espaços aderentes face à edição anterior”, destacou Rui Marques, Diretor-Geral da AEB.
Mais do que uma ação de promoção, o Verde Cool tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta estratégica para os negócios locais. “95% dos estabelecimentos participantes apontam a atração e fidelização de novos clientes como a principal mais-valia da iniciativa, a par da dinamização do negócio e do reforço da visibilidade das suas marcas”.
Também o público respondeu de forma entusiástica: cerca de 500 consumidores completaram o desafio de visitar nove ou mais espaços e participar no passatempo oficial, reforçando o espírito de descoberta e a ligação entre restaurantes e produtores.
“O Verde Cool é hoje uma verdadeira marca de Braga, de sotaque local, mas com projeção nacional. Um projeto que valoriza os nossos restaurantes, enaltece os Vinhos Verdes e promove a cooperação entre empresários, produtores e instituições”, sublinhou Rui Marques.
Com o apoio do Município de Braga e dos parceiros Hotéis Vila Galé, Barcos Wines – Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e Cidadela Electrónica, o Verde Cool encerra a sua 11.ª edição como um exemplo de cooperação e dinamismo económico, consolidando-se como um símbolo da identidade e da energia de Braga.