Aspetos a ter em conta no seu processo de Internacionalização via E-commerce

26 Set 2022

Estão abertas as candidaturas ao incentivo “Internacionalização via E-Commerce” – uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses.

Através deste incentivo ao e-commerce, as PME obtêm apoio para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

Saiba mais sobre este incentivo aqui.

Para o Diretor Geral da AEB, Rui Marques, “o desafio no digital não é simples e quem espera facilidades que se desengane: a concorrência no e-commerce é difícil e em diversas áreas ainda mais feroz do que nos canais tradicionais”.

Assim, para aumentar as suas possibilidades de sucesso, as empresas devem ter em consideração um conjunto de aspetos fundamentais para iniciar ou intensificar as suas exportações via comércio eletrónicos:

 

ASPETOS ESTRATÉGICOS

  • Decidir qual o melhor método para vender online: loja própria, marketplace, redes sociais ou uma combinação destas opções, uma vez que exigem níveis de investimento diversos, margens de negócio distintas, maior ou menor dependência de terceiros, entre outras diferenças
  • Selecionar a melhor tecnologia para gerir as encomendas e os stocks e garantir que a loja online, se for essa a opção, está disponível 24 horas, todos os dias da semana
  • Optar por um sistema de logística ágil, eficaz e competitivo de modo a que o cliente possa receber rapidamente as suas encomendas e com baixos custos de envio
  • Apostar num serviço de apoio de excelência, dado que uma experiência negativa no digital implica quase sempre a perda do cliente
  • Integrar a estratégia online com o negócio offline, se este existir, para evitar conflitos entre modelos de negócio

 

ASPETOS LIGADOS AO PRODUTO

  • Definir o perfil do cliente a que a empresa pretende dirigir-se para, cruzando-o com as vantagens competitivas, definir o catálogo de produtos adequado
  • Escolher uma forma de apresentar os produtos que seduza de imediato o cliente dado que este é, por definição, muito intuitivo e emotivo
  • Detalhar as características dos produtos de modo a eliminar ou mitigar potenciais dúvidas por parte do cliente
  • Prever um eventual aumento da produção para fazer face ao acréscimo da procura

 

ASPETOS DE RECURSOS HUMANOS

  • Mobilizar uma equipa especializada em vendas via e-commerce, que consiga acompanhar o processo do início ao fim e monitorizar os resultados das vendas online
  • Assegurar que existem competências de marketing digital capazes de otimizar o posicionamento do websiteno motor de buscas e fazer análises de tráfego

 

ASPETOS DE MERCADO

  • Escolher os meios de pagamento a disponibilizar em função das preferências dos consumidores em cada país, garantindo que estes podem utilizar a forma de pagamento que lhes dá maior segurança e conforto
  • Conhecer em detalhe os aspetos legais e fiscais associados ao mercado de destino uma vez que tendem a haver especificidades em alguns países e/ou produtos

 

Fonte: AICEP

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