AEB e Democratas de Braga prestam homenagem aos ‘Comerciantes pela Liberdade’
19 Abr 2024

A Associação Empresarial de Braga, juntamente com a Comissão dos Democratas de Braga, apresentou hoje a obra ‘Comerciantes pela Liberdade’, uma homenagem simbólica ao papel desempenhado pelos comerciantes na Revolução de Abril.
“Com esta modesta homenagem queremos louvar os empresários que resistiram e que após a Revolução dos Cravos, conseguiram dar os primeiros passos na transformação do setor do comércio como ele é hoje”, sublinhou Daniel Vilaça, Presidente da AEB.
Mais do que uma simples representação visual, esta obra representa “a resiliência e o compromisso dos comerciantes com os ideais de liberdade e democracia”, acrescentou o Presidente da AEB.
A cerimónia contou também com Presidente do Conselho Fiscal e ex-Presidente da AEB, Domingos Macedo Barbosa, que enalteceu o importante papel do comércio enquanto fundador das cidades. “O comércio não é apenas a base económica das cidades, mas também a essência que as faz prosperar e crescer ao longo da história. No 25 de abril, os comerciantes foram verdadeiros impulsionadores da liberdade, apresentando-se como pilares de resistência e esperança”, realçou.
Paulo Sousa, coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, enalteceu a iniciativa da AEB e a parceria estabelecida com a comissão ao longo das comorações dos 50 anos do 25 de Abril. O coordenador destacou, ainda, o papel fundamental da arte na preservação da memória e na promoção dos valores democráticos na sociedade, principalmente, face aos desafios enfrentados na atualidade.
“Que esta obra inspire as gerações futuras a defenderem os princípios de liberdade, justiça e solidariedade pelos quais tantos comerciantes lutaram”, afirmou.
Segundo explicou a autora da obra, Cláudia Gomes, através dos elementos usados, “o objetivo foi simbolicamente apresentar a determinação e a coragem dos comerciantes durante os tempos tumultuosos da Revolução de Abril”.