AEB junta-se à iniciativa ‘NIMBLE’ para uma distribuição urbana eficiente e sustentável
23 Abr 2024
A AEB – Associação Empresarial de Braga associa-se à “NIMBLE”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Braga financiada pelo EIT UM, uma entidade cofinanciada pela Comissão Europeia que visa adaptar as necessidades logísticas das pequenas empresas aos objetivos atuais de sustentabilidade e saúde pública.
A distribuição urbana de mercadorias representa atualmente 10-15% da frota automóvel e é responsável por 25% das emissões de dióxido de carbono e até 50% de outros poluentes, de acordo com o Conselho Consultivo Europeu para a Investigação em Transportes Rodoviários (ERTRAC). Estes níveis de congestionamento e de poluição, tanto acústica como atmosférica, são prejudiciais para os cidadãos e para a própria cidade, provocando uma perda do espaço urbano e da sua qualidade, que afeta diretamente a atividade económica, cultural e social, reduzindo a saúde e a qualidade de vida.
Reconhecendo esse cenário, a “NIMBLE” foi concebida para abordar a falta de soluções logísticas orientadas para as pequenas empresas, definindo um novo modelo de distribuição urbana de bens, mais eficiente e sem descontinuidades. O modelo da NIMBLE baseia-se em:
– Simplificar a distribuição, centralizando as entregas em cacifos inteligentes, reduzindo assim a complexidade das rotas, o tempo de operação e o impacto dos veículos de entrega no tráfego urbano.
– Redistribuição dos horários de entrega para as horas de menor movimento e para as horas noturnas, a fim de descongestionar o tráfego.
– Implementação de um modelo de distribuição para pequenas empresas através de veículos de carga ligeiros sustentáveis, melhorando a experiência do utilizador para estes pontos de venda.
– Reduzir a densidade do tráfego rodoviário e o seu impacto na vida urbana.
Como vamos fazer isto?
Através da instalação de cacifos inteligentes em pontos centrais de Braga que recebem as encomendas e a partir dos quais estas são distribuídas por todos os participantes, com recurso a veículos não poluentes. Desta forma, reduzir-se-á a entrada de veículos pesados e poluentes no centro histórico da cidade.
Quer participar? Basta responder ao questionário AQUI. Demora apenas 2 minutos.