“A Essência do Comércio” celebra identidade do comércio bracarense
04 Abr 2025

A Avenida da Liberdade acolhe, a partir de hoje, a 6.ª edição da exposição fotográfica “A Essência do Comércio”, um projeto promovido pela Associação Empresarial de Braga (AEB) com o apoio do Município de Braga. A inauguração contou com a presença de representantes institucionais, empresários locais e do fotógrafo Marco Mendez, autor das imagens que dão vida a esta mostra.
Rui Marques, Diretor-Geral da AEB, destacou a importância da exposição na valorização do comércio tradicional da cidade. “Mais do que retratar espaços comerciais, esta exposição presta homenagem às pessoas que diariamente fazem do comércio de Braga um símbolo de proximidade, dedicação e autenticidade. São estas histórias, passadas de geração em geração, que tornam a nossa cidade única.”
O diretor-geral da AEB reforçou ainda o papel essencial dos consumidores na preservação deste património. “Os bracarenses têm um papel decisivo na dinâmica da cidade. Na hora de escolher onde fazer as suas compras, optar pelo comércio local é escolher a proximidade, a qualidade e a identidade da nossa cidade.”
João Rodrigues, vereador do Município de Braga, sublinhou o impacto social do comércio local. “O comércio de Braga é uma peça fundamental na identidade e na dinâmica da cidade. Esta exposição reforça a relevância dos nossos comerciantes e do seu contributo para a vitalidade da nossa cidade.”
A mostra, captada pela lente de Marco Mendes, apresenta um conjunto de imagens que imortalizam rostos e histórias do comércio bracarense, convidando a uma viagem visual pelas lojas históricas da cidade.
Espaços apresentados:
– A Favorita
– A Louceira
– A Negrita
– Adega Regional de Tenões
– Armazém dos Terceiros
– Armazéns do Castelo
– Barbearia Albino da Costa Pereira
– Barbearia Vasconcelos
– Braga Oliva
– Café Astória
– Café Vianna
– Casa Académica
– Casa Bouças
– Casa das Sementes
– Casa das Velas
– Casa dos Terços
– Casa Faria
– Casa Fragata
– Casa Garrafinha – Jeremias
– Casa Silva
– Chapelaria Machado
– Confeitaria Santo António (Luxa)
– Correaria Moderna
– Doçaria Cruz de Pedra – Sabiá
– Doçaria de São Vicente
– Farmácia Lima
– Feira das Tapeçarias
– Frigideiras do Cantinho
– Mercado de São João
– Óptica Cerqueira Gomes
– Ourivesaria Santos
– Paramentaria Vasconcelos
– Pastelaria Cabanelas
– Pastelaria Ferreira Capa
– Pereira das Violas
– Pharmácia Sousa Gomes
– Pires Joalheiro
– Pomar da Mariazinha
– Queijaria Central
– Relojoaria e Ourivesaria Oliveira
– Relojoaria Maurício Queiroz
– Restaurante Bem-me-Quer
– Restaurante Casa Pimenta
– Restaurante City in Rio
– Restaurante Flor do Vouga
– Restaurante Minisport
– Restaurante Sameiro Pampa’s
– Sapataria Fernando
– Sapataria Mesquita
– Sapatarias Starlet
– Tasca do Brito
– Tasquinha Dom Ferreira
– Torrefação Bracarense
Nota biográfica do fotógrafo:
Marco Mendes é licenciado em Engenharia, e cedo sentiu necessidade de captar imagens de locais por onde passava, de objetos e de edifícios que não lhe passavam despercebidos, bem como retratar pessoas, momentos únicos e especiais.
Com o passar dos anos e a experiência adquirida, abordou a fotografia de forma profissional iniciando uma formação complementar contínua, tendo concluído o Curso Profissional de Fotografia, com diversas menções honrosas, sendo também formador nesta área.
São vários os projetos que abraça diariamente, desde a Moda ao Retrato, da Arquitetura ao Produto, das sessões de Gravidez às de Família, que estimulam o aperfeiçoamento e a evolução numa área imensa e ilimitada de emoções e recordações. No entanto, a fotografia em movimento é sem dúvida um dos seus principais desafios.
Vencer as barreiras do tempo e criar lembranças e memórias intemporais dão o mote ao seu trabalho.
A exposição pode ainda ser visualizada na página de Facebook da AEB.