AEB apresenta a 2.ª edição do roteiro gastronómico “Bem Comer”
08 Out 2025

A Associação Empresarial de Braga apresentou hoje, nas suas instalações, a 2.ª edição do roteiro “Bem Comer”, iniciativa que decorrerá de 13 a 31 de outubro e reunirá 19 restaurantes da cidade num percurso que alia o melhor da gastronomia local à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental. Integrado na Semana da Alimentação Sustentável, o “Bem Comer” regressa este ano com o objetivo de valorizar a restauração bracarense e promover uma alimentação equilibrada e consciente, reforçando o papel das empresas locais na construção de uma economia mais verde e responsável.
Na conferência de imprensa de apresentação, o Presidente da AEB destacou que o “Bem Comer desafia o setor da restauração a inovar, a fazer mais e melhor, e a responder às novas exigências dos consumidores: pratos com sabor, saúde e consciência ambiental”. Daniel Vilaça, sublinhou ainda que “a saúde começa na escolha do que comemos”, lembrando que “mais de 60% dos consumidores procuram opções saudáveis e sustentáveis, um mercado que já vale mais de 850 mil milhões de euros”.
Para Daniel Vilaça, esta iniciativa é “um exemplo claro de como a gastronomia pode ser um motor de inovação, de saúde pública e de desenvolvimento económico”, reforçando o papel do setor da restauração na promoção de estilos de vida equilibrados e na valorização dos produtos locais.
Em concordância com as palavras do Presidente da AEB, também Rui Marques salientou que “aliar as preocupações da alimentação sustentável à atividade económica é, hoje, uma oportunidade de negócio muito relevante”, referindo que “os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes, e este é um mercado que deverá duplicar nos próximos dez anos”. Para o Diretor-Geral da AEB, o “Bem Comer é uma forma de estimular os restaurantes de Braga a pensarem neste segmento em crescimento, respondendo às novas tendências de consumo e fortalecendo a competitividade do setor”.
Também presente na sessão, o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, sublinhou que “a alimentação sustentável é uma tendência mundial” e apelou à redução do consumo de alimentos com maior pegada ecológica, em particular a carne. “É fundamental promover o consumo local e sazonal, e combater o desperdício alimentar”, referiu ainda o vereador, destacando o contributo do “Bem Comer” para a sensibilização ambiental e a mudança de hábitos de consumo.
O roteiro “Bem Comer” pretende sensibilizar para uma alimentação mais consciente, convidando o público a descobrir propostas gastronómicas criativas e sustentáveis em diferentes espaços da cidade. Ao longo de quase três semanas, os restaurantes participantes apresentarão menus exclusivos que aliam prazer à mesa, consciência ambiental e valorização dos ingredientes locais.
“De 13 a 31 de outubro, juntem-se a esta viagem de sabor e consciência nos 19 restaurantes aderentes”, apelou o Presidente da AEB, incentivando a comunidade a participar nesta iniciativa que celebra o sabor, a responsabilidade e o compromisso de Braga com a sustentabilidade.