AEB e BDO promovem debate sobre desafios e oportunidades do OE2025
19 Nov 2024
Decorreu, hoje, no Salão Nobre da AEB – Associação Empresarial de Braga, a conferência “Orçamento de Estado para 2025”, uma iniciativa promovida pela BDO Portugal em parceria com a AEB. O evento reuniu dezenas de participantes interessados em aprofundar o conhecimento sobre as principais medidas fiscais e alterações propostas no Orçamento de Estado para o próximo ano.
Durante a sessão de abertura, Daniel Vilaça, Presidente da AEB, destacou a importância da conferência como uma oportunidade para as empresas e profissionais se prepararem para os desafios do próximo ano. “A aprovação deste Orçamento de Estado é importante para garantir alguma estabilidade ao nosso país e economia, mas, infelizmente, não apresenta medidas estruturantes e robustas para aliviar a carga fiscal sobre os cidadãos e as empresas, bem como para promover o tão desejado aumento da produtividade e competitividade das empresas portuguesas”, afirmou.
O Presidente alertou ainda para a ausência de investimentos estruturantes destinados à região de Braga, enfatizando a necessidade de uma gestão mais eficiente dos fundos comunitários. “Temos recursos à nossa disposição e temos empresas inovadoras interessadas em expandir as suas atividades e negócios, pelo que não é aceitável que a burocracia e a falta de capacidade de intervenção de muitas instituições públicas sejam entraves ao desenvolvimento que o nosso país necessita.”
Durante o seu discurso, Daniel Vilaça destacou ainda a necessidade de políticas que estimulem a inovação, o investimento público e privado, e a retenção de talento. “Temos de ter políticas e medidas de estímulo à inovação, ao investimento público e privado, à retenção de talento e à melhoria da gestão das nossas empresas e organizações”, sublinhou Daniel Vilaça.
Com um painel de especialistas composto por Miguel Nuno Cardiga, Paulo Fonseca Oliveira e Maria Sena de Sousa, a conferência abordou de forma abrangente os princípios gerais da proposta do Orçamento de Estado, as principais alterações fiscais e outras medidas tributárias com impacto direto no tecido empresarial.
O evento, que incluiu um debate final, reafirmou o compromisso da AEB em fomentar o diálogo e a atualização sobre temas essenciais à gestão e competitividade das empresas. A iniciativa foi amplamente valorizada pelos participantes como um espaço de esclarecimento e partilha de conhecimento estratégico.