AEB presente na apresentação do LETRA Harvest Fest’23
04 Ago 2023

O festival de cerveja artesanal da marca LETRA, empresa associada AEB, regressa nos dias 25,26 e 27 de agosto a Vila Verde. O LETRA Harvest Fest’23, que pretende incentivar a produção de lúpulo na região do Minho e em Portugal, promete um fim-de-semana de muita música, animação e, claro, muita cerveja. Ao total, serão mais de 150 referências desta bebida fermentada.
A proposta da Letra é proporcionar a todos os participantes uma experiência cervejeira completa. Assim, quem passar pela charmosa localidade no distrito de Braga terá a oportunidade de participar na colheita da flor de lúpulo, bem como na produção de cerveja com o mesmo. O lúpulo fresco colhido vai ser utilizado para a produção de uma cerveja que terá o nome de LETRA Harvest & Friends 2023, e será uma edição exclusiva e anual.
Para além desta experiência exclusiva, a festa continua com inúmeros concertos, showcookings, street food e muita cerveja, claro. Para além de Portugal, vão estar presentes cervejeiras de Espanha, Alemanha e da Dinamarca.
Francisco Pereira, da organização, refere que o Harvest Fest “reflete a filosofia das pessoas que tornam a cerveja Letra numa referência em Portugal e no mundo”, referindo as colaborações com diversas marcas cervejeiras, mas também a ligação à região, às suas gentes e à sua história.
Segundo o Co-CEO, o Harvest Fest não é apenas um evento, mas sim uma experiência imersiva na cultura cervejeira, “que em Portugal é ainda tão recente”. Para além desta “interação” com o mundo das cervejas artesanais, muito em particular com o lúpulo, Francisco Pereira destaca que a essência do festival passa também pela ligação ao concelho de Vila Verde. “Há 30 anos atrás Vila Verde tinha a maior estação de armazenagem e exportação de lúpulo sediada em Portugal, no entanto devido a falta de incentivo. O LETRA Harvest Fest pretende incentivar a produção de lúpulo na região, uma vez que existem excelentes condições para o seu cultivo e exploração comercial”, reforça.
As expectativas para a 3.ª Edição deste evento são as melhores. Se na edição passada o LETRA Harvest Fest’23 acolheu mais de 5 mil pessoas, o desejo é duplicar este valor em 2023. “O desejo é que este festival vá crescendo gradualmente, principalmente a nível internacional. No entanto, sem nunca perder o seu ADN e a sua essência”, explica.
Presente da apresentação do festival, Rui Marques, Diretor-Geral da AEB destacou “o enorme dinamismo e o espírito inovador” da Letra. Felicitando a associada AEB pela iniciativa, o Diretor-Geral da AEB defendeu a importância do LETRA Harvest Fest no desenvolvimento do concelho de Vila Verde e de toda a região.
Recordando as várias iniciativas da AEB em parceria com a cerveja Letra, Rui Marques assumiu que o objetivo é impulsionar o crescimento do setor cervejeiro na região. “O nosso desígnio, enquanto associação, é ajudar os produtores de cerveja artesanal da nossa região a duplicar o número de consumidores. A cerveja artesanal tem uma margem de progressão incrível e é um produto com um alto valor acrescentado para a nossa região.”
Neste seguimento, e olhando para todo conceito associado ao festival, o Diretor-Geral desafiou, ainda, todos os produtores da região, a seguirem o exemplo da marca Letra, apostando na criação de experiências turísticas. “Desafio outros produtores de outros produtos a fazerem experiências turísticas semelhantes a esta. É uma enorme mais-valia para toda a região apresentarmos um turismo que privilegia as experiências autênticas e que fuja do tradicional binómio contemplação e descanso”.