Amigos do Café 2024: iniciativa da AEB promove negócios e socialização
25 Jan 2024

A Associação Empresarial de Braga (AEB) apresentou, hoje, a 9.ª edição de ‘Amigos do Café’. Durante o mês de fevereiro, mais de duas dezenas de estabelecimentos apresentam menus de pequeno-almoço e brunchs a preços promocionais.
A iniciativa volta a convidar os consumidores para se juntarem à mesa de padarias, pastelarias e cafés e saborearem a primeira refeição do dia a preços especiais. Nesta nova edição, o roteiro, que vai decorrer até 29 de fevereiro, em 23 estabelecimentos aderentes dos concelhos de Braga, Vila Verde e Barcelos, conta com 30 menus: 12 brunchs e 18 pequenos-almoços.
O menu de pequeno-almoço é composto por pão ou bolo, bebida de café e fruta ou derivado, a 3 euros. O preço do menu brunch varia conforme os espaços. A oferta aqui é diversa, incluindo, por exemplo torradas, panquecas, tostas mistas, french toasts, iogurtes, ovos benedict ou mexidos.
Na apresentação da iniciativa, o Presidente da AEB apontou para uma faturação de 100 mil euros nos 23 estabelecimentos aderentes, numa ação que visa a dinamização da atividade de cafetaria. Daniel Vilaça sublinhou, ainda, que o objetivo da iniciativa ‘Amigos do Café’ “passa também por atrair mais pessoas a estes espaços, num momento em que há menos afluência de consumidores”.
Complementando as palavras do presidente da AEB, Rui Marques acrescentou o contributo da ação no estímulo à inovação do setor. “Esta tem sido uma excelente iniciativa para promover os estabelecimentos deste setor e levar os consumidores a conhecerem novos espaços e novos produtos. No entanto, o intuito é também estimular os espaços aderentes a inovar, dando resposta às necessidades e exigências do cliente atual”, acrescentou o Diretor-geral da AEB.
Na conferência de imprensa realizada no ‘Alma Doce’, o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, António Barroso, referiu ainda “a visibilidade externa e na região” que os espaços aderentes ganham com o roteiro ‘Amigos do Café’, salientando o contributo da iniciativa para a “promoção do território como um todo”.
Filipe Costinha, da ‘Delta’, empresa patrocinadora da iniciativa, defendeu que “criar esta dinâmica é fundamental para dar algum incremento ao negócio e para promover a socialização”. O responsável adiantou, também, a realização do ‘workshop’ de desenvolvimento de técnicas para potenciar as bebidas quentes”, no próximo dia 28 de fevereiro.
O anfitrião da apresentação e mentor do projeto Alma Doce, Carlos Coelho, salientou as altas expectativas para a edição, tendo em conta o sucesso verificado em 2023. Para o responsável esta iniciativa da AEB “é uma mais-valia, pois permite fidelizar os clientes e atrair novos rostos ao espaço, estimulando simultaneamente a evolução e a inovação dos seus produtos e serviços”.
Tal como nos restantes roteiros, os consumidores são convidados a partilharem a sua experiência para se habilitarem a ganhar prémios. Fotografe a sua experiência ‘Amigos do Café’ e faça a partilha nas redes sociais Facebook ou Instagram, sempre com a hashtag #amigosdocafe. As partilhas ficam habilitadas ao sorteio de uma noite para duas pessoas no Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior, no Alentejo. O prémio inclui pequeno-almoço, visita ao centro de Ciência do Café e à Adega Mayor, com degustação de produtos.
A novidade da edição
Este ano o roteiro traz uma novidade, e vai oferecer uma caixa de 10 cápsulas Delta Q para os participantes que completem o roteiro com seis carimbos de diferentes estabelecimentos. Assim que estiver preenchido o folheto deverá ser trocado pelo prémio nas instalações da AEB.
Estabelecimentos aderentes:
Alma Doce – Padaria e Pastelaria
Confeitaria Fonte Seca (Tapas Aki)
Pastelaria Doce Rosa
Pastelaria Veneza