Artigo de opinião | Óculos de Proteção

19 Jul 2022

A cultura de Segurança e Saúde no Trabalho é um dos principais fatores para determinar a eficácia de um sistema de segurança ocupacional, constituindo um eixo fundamental na promoção da saúde dos trabalhadores, na prevenção de riscos profissionais e, consequentemente, no combate à sinistralidade laboral.

A influência das condições de trabalho na vida dos trabalhadores e na capacidade competitiva das empresas é, hoje, sobejamente reconhecida e considera-se que a promoção da saúde e segurança no trabalho deve traduzir-se numa intervenção global e integrada, envolvendo os trabalhadores, todos os setores e todas as dimensões da empresa.

Reconhecendo-se que os riscos profissionais não são variáveis incontroláveis, mas que, frequentemente, decorrem do modo concreto como a prestação do trabalho é organizada, a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores deve desenvolver-se de forma sustentada, em obediência ao princípio da adaptação do trabalho ao Homem, assumindo-se como indicador de modernidade no tecido empresarial. O ato de trabalhar é, hoje em dia, mais complexo e, por isso, exige mais segurança, mais saúde e mais bem-estar.

Neste contexto, a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais assume um papel relevante, nomeadamente, através da melhoria das condições de trabalho onde deve prevalecer a designada “proteção coletiva”. Contudo, nem sempre tal é possível e, então, haverá lugar à proteção individual através de equipamentos de proteção adequados, em função dos riscos a que os trabalhadores estejam expostos.

Ora, entre os diversos riscos profissionais, físicos, químicos, biológicos, ergonómicos ou psicossociais, relativamente aos quais se deve optar por equipamento de proteção adequado, vamos abordar, neste artigo, o caso específico de óculos de proteção, considerando que os olhos e a face são das partes do corpo humano mais delicadas. Com efeito, os óculos de proteção são fabricados com materiais resistentes aos impactos, de forma a proteger os olhos de possíveis lesões resultantes de projeção de partículas, poeiras, químicos, radiações nocivas ou gases irritantes para os olhos.

Inclusivamente, os óculos de proteção podem ser graduados, permitindo a correção visual e proteção numa só armação e, consequentemente, uma visão mais nítida e precisa, tendo em consideração que são fabricados de acordo com normas internacionais específicas.

Contudo, a seleção de óculos de proteção deverá ser criteriosa, em função das condições de trabalho, nomeadamente no que respeita à resistência mecânica das armações bem como à matéria, tratamento e coloração das lentes, para o que será importante aconselhar-se com especialistas.

Proteja os seus olhos!

Artigo de opinião de Miguel Neves, do Grupo Ergovisão

Próximos cursos
0592- Legislação Laboral
Online
Início a 19-09-2022
4673- Preparação e confeção de cozinha tradicional portuguesa
BragaAcademia AEBraga- Praça Conde Agrolongo, Braga
Início a 27-09-2022
10784- Gestão da presença empresarial nas redes sociais
Online
Início a 06-09-2022
0392- Comércio eletrónico e e-business
Online
Início a 14-09-2022
Agenda
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.