ConfMinho junta 12 associações da região

31 Mar 2021

Doze associações empresariais assinaram, esta terça-feira, numa cerimónia que se realizou no Parque Industrial da ACIB , em Várzea-Barcelos, um memorando de Entendimento para a constituição da Confederação Empresarial da Região do Minho (ConfMinho), integrando o CEDRAC – Conselho Empresarial do Ave e do Cávado e a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que sublinhou a importância acrescida que o “ganho de escala” e o “robustecimento” do movimento associativo ganham em tempos marcados pela “terrível crise económica causada pela pandemia de covid-19”.

O presidente da Associação Comercial de Braga (ACB), Domingos Barbosa, defendeu ontem “uma agenda associativa comum no que respeita aos grandes desafios que se colocam às empresas e ao Minho”, com destaque para “a recuperação da atividade económica pós-pandemia”. Apontou também a transformação digital, a transição energética e industrial, as alterações climáticas e a economia circular como outros “desafios e domínios” que as empresas têm de enfrentar, a par da requalificação dos recursos humanos.

“A pandemia criou ruturas e afetou seriamente sectores fundamentais da economia, como o turismo, a restauração, o comércio não alimentar, os serviços, a realização de eventos, o desporto e a cultura”, assinalou Domingos Barbosa, convicto de que, “no âmbito do processo de recuperação da atividade económica nos próximos anos, o papel e desempenho das associações empresariais é decisivo para a retoma dos níveis de confiança dos empresários, investidores e consumidores que existiam antes da pandemia”.

Diz ainda que “a criação da Confederação Empresarial da Região Minho visa ainda dar expressão ao desejo do tecido empresarial desta região de afirmar o seu enorme potencial a nível nacional e internacional”, partindo do pressuposto que “as associações empresariais da nossa região possuem estruturas profissionais com competências úteis para apoiar as empresas, municípios, parceiros sociais e organismos do Estado.

No memorando de entendimento, lê-se que a região Minho, no contexto do Norte, vale 28% do volume de negócios, 27,8 por cento do total de empresas e 37,9% das exportações. O documento acrescenta que o Minho é responsável por 72,5% do superavit da balança de pagamentos do Norte, com a contribuição de 3.277 milhões de euros.

A ConfMinho agrega 12 associações empresariais do Alto Minho, Cávado e Ave, que integram já a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Conselho Empresarial do Ave e do Cávado (CEDRAC), representativas de quase 120 mil empresas, com um volume de negócios de 31.316 milhões de euros e com um peso de 7,8 mil milhões de euros nas exportações. Reúne, da parte da CEVAL, as associações empresariais de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Valença e as associações comerciais e industriais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB) e de Monção e Melgaço (ACICMM). O CEDRAC está representado pela Associação Comercial de Braga, pelas associações comerciais e industriais de Esposende (ACICE), Vila Real (ACIVR), Barcelos (ACIB), Vila Nova de Famalicão (ACIF) e Vizela (ACIV) e pela Associação Empresarial de Fafe.

A escritura pública de constituição da ConfMinho decorrerá em abril, mês durante o qual serão também eleitos o presidente e restantes órgãos sociais.

Próximos cursos
Agenda
Ciclo de webinares | Caminhos da Sustentabilidade no Turismo
7 de Julho, 2026 ~ 24 de Novembro, 2026
Ciclo - Caminhos da Sustentabilidade no Turismo | Certificações ambientais e etiquetas ecológicas
7 de Julho, 2026
Vinho Verde Fest 2026
10 de Julho, 2026 ~ 12 de Julho, 2026
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.