Contas de 2023 com resultado positivo e aprovadas por unanimidade
03 Abr 2024

Reunida no final da tarde de 27 de março de 2024, a Assembleia Geral da AEB aprovou por unanimidade o relatório de atividades e contas referentes ao exercício de 2023.
O Presidente da AEB, Daniel Vilaça, enfatizou a vitalidade e irreverência assinaláveis da AEB face a um contexto de preocupações e desafios. Em linha com o registado nos últimos anos, foi atingido um resultado líquido positivo que reforça o equilíbrio orçamental, o ativo e a sustentabilidade financeira da instituição.
“Estamos orgulhosos dos resultados alcançados em 2023 e cientes que os mesmos demonstram a nossa enorme capacidade de adaptação e resiliência, num contexto de incerteza e de permanente mudança. Em linha com os bons resultados económico-financeiros alcançados nos últimos anos, apresentamos este ano nas contas do exercício indicadores de uma gestão financeira cuidada e eficiente dos recursos mobilizados ao longo do ano”.
O relatório apresentado sobressai a capacidade da AEB renovar a sua base associativa (com um crescimento de 10,6% ao longo do ano), assim como a procura crescente das empresas pelos serviços disponibilizados pela associação, nomeadamente ao nível dos serviços de informação e aconselhamento, totalizando mais de 17 mil atendimentos (presenciais e telefónicos) a associados.
Destaque ainda para o relevante papel da associação na qualificação das empresas e dos seus ativos, sendo que em 2023, a AEB envolveu 1.676 pessoas em ações de capacitação empresarial e 1.598 formandos em cursos de formação profissional certificada.
Outra dimensão relevante do projeto associativo da AEB é sua contribuição para a promoção e dinamização da atividade empresarial, através da organização de ações coletivas de cooperação empresarial. Em 2023 realizaram-se 20 ações coletivas, envolvendo 760 empresas, responsáveis por um impacto económico de 2,6 milhões de euros.
Na parte final desta assembleia geral da AEB, o Presidente da Mesa, Eng.º Pedro Fraga, colocou à votação o relatório e contas, o parecer do Conselho Fiscal e a proposta da Direção de aplicação de resultados, tendo estes documentos sido aprovados por unanimidade.
Consulte AQUI o documento aprovado na assembleia geral.