Descarbonização da Indústria

21 Nov 2022

No âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência foi publicado um aviso de abertura de candidaturas para projetos de Apoio à Descarbonização da Indústria. Em causa, estão medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica, promovendo a transição energética através de investimentos em energias renováveis e em tecnologias de baixo carbono.

Os beneficiários desta medida são as empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica do setor da indústria, ou seja, empresas industriais extrativas e transformadoras com projetos a desenvolver em território nacional.

Os investimentos a desenvolver têm de estar enquadrados, pelo menos, num dos seguintes domínios de intervenção:

  • Eficiência energética e projetos de demonstração nas PME ou grandes empresas e medidas de apoio que cumprem os critérios de eficiência energética
  • Processos de investigação e de inovação, transferência de tecnologias e cooperação entre empresas, incidindo na economia hipocarbónica, na resiliência e na adaptação às alterações climáticas
  • Energia renovável solar
  • Outras energias renováveis
  • Sistemas energéticos inteligentes e respetivo armazenamento.

A tipologia de projetos a desenvolver engloba os processos e tecnologias de baixo carbono na indústria; a adoção de medidas de eficiência energética na indústria; e, a incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

A apresentação de candidaturas é feita através de formulário eletrónico a disponibilizar no site do IAPMEI a partir de 2 dezembro, e disponível até 31 de janeiro.

Próximos cursos
Agenda
Workshop Comércio Digital - Fazer mais com os seus clientes
6 Dezembro, 2022
16:00 – 17:00
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.