Encontro de empresários e cerimónia de assinatura do acordo de geminação entre as Cidades de Braga e Santiago de Compostela

18 Mai 2022

Decorreu, no passado dia 9 de Maio, a cerimónia de assinatura do acordo de geminação entre as Cidades de Braga e Santiago de Compostela. A iniciativa decorreu no Paço de Raxoi, em Santiago de Compostela, e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Xosé Sánchez Bugallo, alcalde local, Domingos Macedo Barbosa, Presidente da Associação Empresarial de Braga e vários empresários do concelho de Braga.

Como sublinhou Ricardo Rio, estas são duas cidades com ´séculos de uma ligação histórica´ e que têm colaborado ativamente, nos últimos anos, para o desenvolvimento da Eurorregião em domínios como o ensino e investigação, a mobilidade ou o desenvolvimento económico, turístico e cultural.

“Somos das Cidades mais jovens e dinâmicas desta eurorregião e o objetivo passa por fortalecer estas relações com projetos conjuntos que potenciem o nosso valor. Queremos posicionar este território como destino de investimento internacional e continuar a cooperar nas mais diversas áreas num esforço conjunto que deve envolver os poderes públicos mas também a sociedade civil, passando muito do sucesso deste acordo por esse mesmo envolvimento”, afirmou.

Já Xosé Sánchez Bugallo sublinhou que Braga e Santiago de Compostela devem desenvolver uma ´estreita e frutuosa´ relação de colaboração nos muitos campos que as une, e que tem uma das suas manifestações mais evidentes no Caminho de Santiago.

Domingos Macedo Barbosa sublinhou a “proximidade e as semelhanças económicas entre Braga e Santiago”. “Importa promover a identidade e vantagens competitivas de cada território, gerando valor para as economias locais através de dinâmicas de cooperação e de partilha de conhecimento. Para além dos laços históricos, culturais e económicos que há séculos ligam o Norte de Portugal e a Galiza, importa criar um ambiente facilitador de contactos mais ativos entre os agentes regionais, como as associações empresariais, as universidades, os municípios e as empresas”.

Foi ainda manifestada a vontade comum de fazer da cooperação turística um dos eixos fundamentais do acordo, sobretudo para trabalhar a promoção e dinamização do Caminho Português de Santiago, o que tem registado o maior crescimento nos últimos tempos.

Depois da assinatura do acordo, teve lugar um Encontro entre Empresários e agentes culturais provenientes destas duas regiões, onde foram reinvindicados investimentos na ferrovia de alta velocidade e nas principais ligações rodoviárias em falta. “Estes investimentos são fundamentais para dinamizar o investimento e comércio internacional com o Norte de Espanha, França e outros países do Norte da Europa. Falamos, em particular, do reforço da ligação ferroviária entre Braga – Vigo – Santiago – Corunha e da ligação por autoestrada de Braga até Ourense”, explicou o Presidente da AEB.

A AEB manifestou, ainda, a sua disponibilidade para acolher missões empresariais a Braga que sejam do interesse dos colegas empresários desta região e, bem assim, para promover novas missões de empresários de Braga a Santiago.

Próximos cursos
Agenda
Sessão | A Felicidade Organizacional - Será um mito? Ou uma realidade?
28 de Abril, 2025
Webinar | Voice Leadership: O caminho para o crescimento empresarial
7 de Maio, 2025
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.