Aprendizagem
Os cursos de aprendizagem realizam-se em regime de alternância, combinando formação em sala com aprendizagem em contexto de trabalho. São cursos para jovens com idade inferior a 25 anos, que pretendem concluir o 12º ano de escolaridade. Mensalmente, os formandos recebem bolsa, subsidio de alimentação e subsídio de transporte, se aplicável. Inscreve-te! Consulta: Critérios de Avaliação Erasmus+ Selecionados Erasmus+ Inscrições Abertas para os cursos de: Curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria O Técnico/a de Cozinha Pastelaria é o profissional qualificado apto a planear, coordenar e executar as atividades de cozinha-pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança em estabelecimentos de restauração e bebidas, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente. No final da formação os formandos deverão ser capazes de: Armazenar e assegurar o estado das matérias-primas utilizadas no serviço de cozinha/pastelaria. Planear e preparar o serviço de cozinha/pastelaria de forma a possibilitar as confeções necessárias, de acordo com as normas de higiene e segurança. Confecionar o receituário em função da programação estabelecida: entradas, pratos principais e sobremesas; Confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria. Conceber e executar peças artísticas em cozinha. Conceber e executar peças artísticas em pastelaria. Articular com o serviço de restaurante, a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais. Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha/pastelaria. Colaborar na elaboração de cartas e ementas. Controlar os custos de alimentos. Elaborar e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida. Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios de serviço verificando erificando as existências e controlando o seu estado de conservação. Curso Técnico/a de Restaurante/Bar O Técnico/a de Restaurante//Bar é o profissional que sabe planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas com vista a estabelecimentos de restauração e bebidas, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente. No final da formação os formandos deverão ser capazes de: Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança. Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar. Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria. Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas. Executar confeções de sala e arte cisória. Planear e executar os diferentes serviços especiais. Faturar os serviços prestados. Controlar custos de alimentos e custos de bebidas. Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos. Atender e resolver reclamações de clientes. Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida. Curso Técnico/a de Mecatrónica Automóvel O Técnico/a de Mecatrónica Automóvel é o profissional qualificado apto a proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e proteção ambiental aplicáveis. No final da formação os formandos deverão ser capazes de: Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e a reparações em motores a gasolina e a gasóleo de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de direção, de suspensão de automóveis ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes. Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de automóveis ligeiros, diagnosticar eventuais anomalias e proceder à substituição daquelas, utilizando as técnicas e procedimentos adequados. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de transmissão manual e automática de automóveis ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de ignição convencional e eletrónica, de alimentação, de sobre-alimentação e de anti-poluição, ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de arrefecimento e de lubrificação do motor de automóveis ligeiros, ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes. Curso Técnico/a de Informática – Sistemas O Técnico/a de Informática – Sistemas é o profissional que está apto a efetuar a instalação, a configuração e a manutenção de ferramentas, equipamentos e sistemas informáticos, suportados em diferentes plataformas e sistemas operativos, e proceder à gestão e administração de base de dados e ao desenvolvimento de software, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente. No final da formação os/as formandos/as deverão ser capazes de: Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais e sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos. Instalar, configurar, parametrizar e gerir software de administração de redes, nomeadamente na monitorização e manutenção da rede. Proceder à instalação, configuração e parametrização de aplicações de gestão empresarial, tendo em conta o plano de instalação, os requisitos funcionais e o plano de acessos adequados ao cliente ou serviço, utilizando o software adequado, nomeadamente, utilizando ferramentas aplicacionais como o processamento de texto, folha de cálculo e apresentação gráfica. Proceder à gestão e administração de bases de dados, a fim de implementar um sistema de informação numa organização ou empresa, tendo em conta os sistemas informáticos adequados. O desenvolvimento de aplicações informáticas, utilizando diferentes linguagens de programação; Desenvolver e implementar sistemas de Intranet e Internet, com recurso ao hipertexto, hipermédia e acesso a bases de dados. Planear, instalar e gerir servidores Intranet ou Internet em ambiente Web, de acordo com o projeto de estrutura de servidores Web. Curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital O Técnico/a de Comunicação e Serviço digital é o profissional que está apto a assegurar a comunicação comercial e o serviço ao cliente em entidades de diferentes tipologias, através de meios interativos ou digitais. No final da formação os/as formandos/as deverão ser capazes de: Atender e aconselhar os clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais. Apoiar na instalação, ativação, configuração e utilização de produtos e serviços comercializados aos clientes. Receber e gerir pedidos de assistência de clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais. Tratar e encaminhar reclamações de clientes através de meios interativos ou digitais. Implementar e monitorizar estratégias de promoção de produtos e serviços através de meios interativos ou digitais. Realizar contactos em outbound, de “follow up”, para recolha de informação, assim como, de promoção de produtos e serviços com vista à sua comercialização. Vender e assegurar os procedimentos da venda em meios interativos ou digitais. Registar, resolver e encaminhar situações comerciais, faturação, contencioso, pontos de situação sobre pedidos em curso e identificação de oportunidades de venda. Coordenar a atividade das equipas de trabalho em contact centre. Curso Técnico/a de Vendas O Técnico/a de Vendas é o profissional que está apto a promover e efetuar a venda de produtos e/ou serviços, através de contactos estabelecidos com clientes, com vista à sua satisfação. No final da formação os/as formandos/as deverão ser capazes de: Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a […]