Os cursos de aprendizagem realizam-se em regime de alternância, combinando formação em sala com aprendizagem em contexto de trabalho. São cursos para jovens com idade inferior a 25 anos, que pretendem concluir o 12º ano de escolaridade.
Mensalmente, os formandos recebem bolsa, subsidio de alimentação e subsídio de transporte, se aplicável. Inscreve-te!
Consulta:
Critérios de Avaliação Erasmus+
Inscrições Abertas para os cursos de:
Curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria

O Técnico/a de Cozinha Pastelaria é o profissional qualificado apto a planear, coordenar e executar as atividades de cozinha-pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança em estabelecimentos de restauração e bebidas, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Armazenar e assegurar o estado das matérias-primas utilizadas no serviço de cozinha/pastelaria.
- Planear e preparar o serviço de cozinha/pastelaria de forma a possibilitar as confeções necessárias, de acordo com as normas de higiene e segurança.
- Confecionar o receituário em função da programação estabelecida: entradas, pratos principais e sobremesas;
- Confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria.
- Conceber e executar peças artísticas em cozinha.
- Conceber e executar peças artísticas em pastelaria.
- Articular com o serviço de restaurante, a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais.
- Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha/pastelaria.
- Colaborar na elaboração de cartas e ementas.
- Controlar os custos de alimentos.
- Elaborar e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
- Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios de serviço verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.
Curso Técnico/a de Mecatrónica Automóvel

O Técnico/a de Mecatrónica Automóvel é o profissional qualificado apto a proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e proteção ambiental aplicáveis.
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e a reparações em motores a gasolina e a gasóleo de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de direção, de suspensão de automóveis ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de automóveis ligeiros, diagnosticar eventuais anomalias e proceder à substituição daquelas, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de transmissão manual e automática de automóveis ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de ignição convencional e eletrónica, de alimentação, de sobre-alimentação e de anti-poluição, ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de arrefecimento e de lubrificação do motor de automóveis ligeiros, ligeiros utilizando as técnicas e procedimentos adequados de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
Curso Técnico/a de Informática – Sistemas
O Técnico/a de Informática – Sistemas é o profissional que está apto a efetuar a instalação, a configuração e a manutenção de ferramentas, equipamentos e sistemas informáticos, suportados em diferentes plataformas e sistemas operativos, e proceder à gestão e administração de base de dados e ao desenvolvimento de software, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
No final da formação os/as formandos/as deverão ser capazes de:
- Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais e sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
- Instalar, configurar, parametrizar e gerir software de administração de redes, nomeadamente na monitorização e manutenção da rede.
- Proceder à instalação, configuração e parametrização de aplicações de gestão empresarial, tendo em conta o plano de instalação, os requisitos funcionais e o plano de acessos adequados ao cliente ou serviço, utilizando o software adequado, nomeadamente, utilizando ferramentas aplicacionais como o processamento de texto, folha de cálculo e apresentação gráfica.
- Proceder à gestão e administração de bases de dados, a fim de implementar um sistema de informação numa organização ou empresa, tendo em conta os sistemas informáticos adequados.
- O desenvolvimento de aplicações informáticas, utilizando diferentes linguagens de programação;
- Desenvolver e implementar sistemas de Intranet e Internet, com recurso ao hipertexto, hipermédia e acesso a bases de dados.
- Planear, instalar e gerir servidores Intranet ou Internet em ambiente Web, de acordo com o projeto de estrutura de servidores Web.
Curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital
O Técnico/a de Comunicação e Serviço digital é o profissional que está apto a assegurar a comunicação comercial e o serviço ao cliente em entidades de diferentes tipologias, através de meios interativos ou digitais.
No final da formação os/as formandos/as deverão ser capazes de:
- Atender e aconselhar os clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais.
- Apoiar na instalação, ativação, configuração e utilização de produtos e serviços comercializados aos clientes.
- Receber e gerir pedidos de assistência de clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais.
- Tratar e encaminhar reclamações de clientes através de meios interativos ou digitais.
- Implementar e monitorizar estratégias de promoção de produtos e serviços através de meios interativos ou digitais.
- Realizar contactos em outbound, de “follow up”, para recolha de informação, assim como, de promoção de produtos e serviços com vista à sua comercialização.
- Vender e assegurar os procedimentos da venda em meios interativos ou digitais.
- Registar, resolver e encaminhar situações comerciais, faturação, contencioso, pontos de situação sobre pedidos em curso e identificação de oportunidades de venda.
- Coordenar a atividade das equipas de trabalho em contact centre.
Para inscrições ou mais informações: formacao@aebraga.pt / 253 201 750 .