Guia de Boas Práticas de Eficiência Energética para as empresas
23 Set 2022

No âmbito da Semana do Clima de Braga, a Associação Empresarial de Braga apresenta o Guia de Boas Práticas de Eficiência Energética para as empresas que é um instrumento útil para as empresas do comércio e serviços, no sentido de promoverem boas práticas de eficiência energética nos seus estabelecimentos e com isso fazerem face à recente escalada dos preços e custos da energia.
Com este guia, pretende-se que sejam adotadas formas eficazes de racionalizar os consumos de energia para que as empresas consigam uma efetiva redução de custos na fatura elétrica e em outros consumos.
Para o presidente da direção da AEB, Daniel Vilaça, é necessário que “para além da adoção de medidas de eficiência energética, as empresas necessitam de apoios do Governo e da União Europeia para enfrentarem a subida, sem precedentes, dos custos da energia, dado que em causa está a sua sustentabilidade e competitividade. São necessários incentivos e benefícios fiscais imediatos, que devem ser atribuídos às empresas de forma rápida, abrangente e simplificada”.
No âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, designado por Portugal 2030, importa que as empresas, dos mais diversos setores, tenham acesso a um sistema de incentivos que permite a realização de investimentos estruturantes nas áreas da eficiência energética, economia circular, descarbonização e outros investimentos relevantes associados às alterações climáticas.
A existência de sistemas de iluminação e equipamentos ineficientes do ponto de vista ambiental e energético nos estabelecimentos comerciais é uma realidade que os empresários têm de enfrentar a curto prazo, porque há muito a fazer em termos de eficiência e redução do consumo energético.
De referir que há escassez de recursos naturais; que há necessidade de preservar o meio ambiente; e, que as alterações climáticas nos obrigam a repensar os nossos modelos produtivos e de negócio.
Na atualidade, os consumidores e a sociedade exigem que as empresas sejam eficientes do ponto vista ambiental e energético, minimizando o uso de recursos escassos e o impacto das suas atividades em termos de alterações climáticas.
Por isso, o grande desafio que enfrentamos é promover consumos sustentáveis, o que significa ser capaz de usar os recursos de forma adequada para satisfazer as necessidades da economia e sociedade sem comprometer as legítimas aspirações das gerações futuras.
Nas empresas e no nosso dia-a-dia temos de promover pequenas mudanças nos nossos comportamentos e hábitos para reduzir e eliminar desperdícios, poupar recursos naturais, evitar poluir o ambiente e, com tudo isto, conseguir ganhos económicos e de eficiência empresarial.
A eficiência energética e a poupança de energia estão ao nosso alcance e devem ser incrementadas para bem das nossas empresas, da nossa economia e do nosso planeta.
Consulte a nossa playlist de vídeos com recomendações para poupar energia ou consulte o Guia de boas práticas de eficiência energética aqui.