Iniciativa da AEB potencia Comércio com História como ativo turístico de Braga
01 Fev 2024
As ‘Braga Business Fam Trips’ são a mais recente iniciativa da Associação Empresarial de Braga (AEB), em colaboração com a Universidade Católica de Braga e o Município de Braga. Trata-se da dinamização de viagens imersivas para agentes turísticos, permitindo que estes mergulhem na cultura local de Braga e enriqueçam o seu conhecimento sobre a história e a tradição comercial da cidade, fortalecendo simultaneamente o tecido empresarial local.
Esta “ação de charme” arrancou ontem, com um programa dedicado ao Comércio Com História. Nesta viagem imersiva, os mais de 20 participantes conheceram algumas empresas que desempenham um papel crucial na preservação da identidade cultural e económica da cidade, nomeadamente o Mercado São João, o Pereira das Violas, a Paramentaria Vasconcelos e a Negrita.
O Diretor-geral da AEB realçou que o objetivo da ação “é aproximar os agentes económicos dos operadores turísticos para que a oferta turística possa incorporar nas suas propostas aquilo que a cidade tem para oferecer e que é muito mais do que praças, igrejas e museus”. Rui Marques salientou, ainda, que mais do que atrair mais fluxo de turistas “interessa maximizar o valor retido da atividade turística”.
“Para se promover um destino ou uma experiência turística é preciso conhecê-la e é isso que esta iniciativa pretende: ser uma viagem de familiarização para os agentes conhecerem melhor aquilo que existe e que pode ser potenciado como ativo turístico. A atividade turística faz sentido se ajudar a região a gerar rendimento, emprego e progresso e esta iniciativa é mais um contributo para que isso aconteça”, acrescentou.
Varico Pereira, em representação do Centro Regional de Braga da Universidade Católica, destacou que a iniciativa pretende ser “um impulso importante” para promover uma visão integral de Braga como uma cidade “que não tem apenas monumentos, praças e museus, mas que conta também com outros ativos importantes, como estas ‘Lojas com história’ que são essenciais para que possam ser proporcionadas experiências distintas aos turistas, pois é isso que eles procuram cada vez mais”.
Para além deste roteiro, a AEB perspetiva a realização de mais duas ‘Braga Business Fam Trips’. As visitas irão recair sobre algumas empresas de referência do sector industrial e também do sector vinícola. A iniciativa pretende assim dar a conhecer o que de melhor Braga possui, a par dos atrativos geográficos, históricos e culturais da cidade, o objetivo é fomentar o sentimento de orgulho pela cidade a “mostrar” ao visitante e, ainda, promover o intercâmbio de experiências e trabalho em rede através de parcerias.