Novo espaço de formação para o setor automóvel em Braga

24 Nov 2022

A criação da PDAcademia By AEB, espaço de formação especializado na área da mecatrónica automóvel, é um projeto desenvolvido pela PDAuto – Comércio de Peças em parceria com a AEB – Associação Empresarial de Braga.

Este novo espaço de formação em Braga é criado com o objetivo de ser um centro de excelência para a qualificação inicial, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais do setor automóvel, dada a relevância económica, social e cultural destas atividades na nossa região.

A PDAcademia By AEB disponibiliza equipamentos e sistemas de nova geração destinados à formação de jovens dos cursos de aprendizagem de mecatrónica automóvel da AEB, bem como para a formação contínua de ativos das empresas ligadas a este setor.

Com esta aposta, a PDAuto e a AEB investem na qualificação dos atuais e futuros quadros das empresas do setor automóvel da região. Com este investimento, vamos seguir as orientações, tendências e melhores práticas recomendadas para a formação num setor que está em profunda transformação, à semelhança do que sucede em toda a fileira do setor automóvel.

É, também, nosso objetivo abrir este espaço à cooperação com entidades de ensino superior, no sentido de partilhar conhecimento e novas soluções que ajudem os jovens, as empresas e os profissionais a serem agentes ativos da mudança e da inovação empresarial.

Neste contexto, este moderno espaço de formação é um símbolo da aposta e prioridade que a PDAuto, a AEB e o próprio IEFP, enquanto entidade promotora e gestora dos cursos de aprendizagem, dão à qualificação inicial e capacitação das pessoas e empresas.

Com a forte ligação da PDAuto – Comércio de Peças a uma rede alargada de estabelecimentos e oficinas auto, este espaço de formação especializado permitirá adequar a oferta formativa às necessidades concretas das empresas e dos profissionais do setor.

Pretende-se dinamizar formação de qualidade na área da mecânica e eletrónica automóvel, contribuindo para o aumento da taxa de empregabilidade dos jovens e, sobretudo, para a melhoria do desempenho das empresas e dos seus profissionais.

Em horário laboral, o espaço será ocupado pelos cursos de aprendizagem para jovens da AEB. Em regime pós-laboral decorrerão os cursos promovidos pela PDAuto para os ativos das oficinas da região.

Este investimento emerge num tempo em que a aprendizagem ao longo da vida é considerada um dos maiores desafios que Portugal e a Europa enfrentam. Nesta perspetiva, a AEB encara a formação e o ensino profissional como áreas chave da sua intervenção, porque elas estão na base do bom desempenho e sucesso a nível profissional e empresarial.

Num tempo em que há uma grande escassez de mão-de-obra especializada em vários setores, esta parceria dá um contributo para que existam boas soluções de formação e de reconversão de ativos, com um envolvimento direto e profícuo das empresas, das associações empresariais e das entidades formadoras.

A AEB e a PDAuto agradecem a honrosa presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, na sessão de inauguração desta academia de formação. Este agradecimento é extensivo a todas as entidades e individualidades presentes, bem como às marcas parceiras da PDAuto pelo apoio na dinamização deste projeto.

Próximos cursos
8258- Novas tendências da cozinha (Vegetariana/Macrobiótica/Dietética/Biológica)
Academia Restauração AEBraga- Praça Conde Agrolongo, nº 175/176 4700-312 Braga
Início a 09-02-2023
4662- Preparação e confeção de sopas
Academia Restauração AEBraga- Praça Conde Agrolongo, nº 175/176 4700-312 Braga
Início a 13-02-2023
Agenda
Apresentação do Marketplace Mi-Rua
15 Fevereiro, 2023
15:00 – 16:00
Conferência - O que esperar do Portugal 2030?
14 Março, 2023
15:00 – 16:00
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.