Bairros Comerciais Digitais
23 Jul 2024
A medida “Bairros Comerciais Digitais” (BCD) tem por objetivo promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e da digitalização dos seus modelos de negócio, proporcionando a necessária modernização dos modelos de gestão do território nacional.
A candidatura de Braga, designada Braga Smart Retail, foi a candidatura mais pontuada, que mais incentivo arrecadou e mais estabelecimentos abrange no país. Trata-se de uma ambiciosa candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Braga em parceria com a Associação Empresarial de Braga, que prevê uma área de intervenção composta por 52 artérias do centro histórico de Braga, abrangendo 927 estabelecimentos de comércio e serviços ao consumidor. O investimento elegível associado ao projeto é de 1,5 milhões de euros, estando prevista a concessão de um incentivo global de 1,3 milhões de euros aos promotores.
MISSÃO
Contribuir ativamente para a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção alargada dos setores do comércio, turismo e serviços, bem como a sensibilização e capacitação dos respetivos empresários e trabalhadores para a transição digital.
VISÃO
Posicionar Braga como a referência inovadora para comprar no comércio local, descobrir tradições, património e cultura, numa cidade feita para tornar as pessoas felizes.
OBJETIVOS
1. Afirmar Braga enquanto o principal destino de compras da Eurorregião Norte de Portugal – Galiza e um dos mais relevantes da Península Ibérica.
2. Reforçar o posicionamento de Braga, cidade com mais de 2000 anos de história, enquanto território de excelência para visitar, viver e investir;
3. Aumentar a atratividade e acessibilidade do espaço urbano, fomentando a digitalização do ecossistema empresarial e a competitividade dos negócios, através da criação de um ambiente tecnológico avançado;
4. Tornar memorável a experiência de consumo, tanto física como digital, articulando e integrando a oferta comercial, turística e cultural da cidade, através da criação de um ambiente tecnológico avançado.
VANTAGENS DO BCD
1. Mais e melhores dados para apoio à gestão coletiva e individual;
2. Maior digitalização dos Negócios, dos clientes e dos empresários;
3. Dados sobre afluência;
4. Novos: site, app e Marketplace;
5. Maior divulgação e promoção online e local;
6. Melhorar a experiência de consumo;
7. Divulgação integrada da oferta de produtos e serviços;
8. Sistema de gestão de entregas com rede de cacifos e pontos de recolha dedicados;
9. Impulso ao Marketing Digital: + promoção + divulgação + conexão + vendas
10. Maior capacitação dos Empresários e Colaboradores;
11. Mais rentabilidade
Consulte AQUI toda a informação do projeto
PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTAR: antoniobarroso@aebraga.pt
O projeto Braga Smart Retail é desenvolvido pelo consórcio formado pela Associação Empresarial de Braga e pela Câmara Municipal de Braga, sendo financiado pela União Europeia através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.