Bairros Comerciais Digitais

23 Jul 2024

A medida “Bairros Comerciais Digitais” (BCD) tem por objetivo promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e da digitalização dos seus modelos de negócio, proporcionando a necessária modernização dos modelos de gestão do território nacional.

A candidatura de Braga, designada Braga Smart Retail, foi a candidatura mais pontuada, que mais incentivo arrecadou e mais estabelecimentos abrange no país. Trata-se de uma ambiciosa candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Braga em parceria com a Associação Empresarial de Braga, que prevê uma área de intervenção composta por 52 artérias do centro histórico de Braga, abrangendo 927 estabelecimentos de comércio e serviços ao consumidor. O investimento elegível associado ao projeto é de 1,5 milhões de euros, estando prevista a concessão de um incentivo global de 1,3 milhões de euros aos promotores.

 

MISSÃO

Contribuir ativamente para a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção alargada dos setores do comércio, turismo e serviços, bem como a sensibilização e capacitação dos respetivos empresários e trabalhadores para a transição digital.

 

VISÃO

Posicionar Braga como a referência inovadora para comprar no comércio local, descobrir tradições, património e cultura, numa cidade feita para tornar as pessoas felizes.

 

OBJETIVOS

1. Afirmar Braga enquanto o principal destino de compras da Eurorregião Norte de Portugal – Galiza e um dos mais relevantes da Península Ibérica.

2. Reforçar o posicionamento de Braga, cidade com mais de 2000 anos de história, enquanto território de excelência para visitar, viver e investir;

3. Aumentar a atratividade e acessibilidade do espaço urbano, fomentando a digitalização do ecossistema empresarial e a competitividade dos negócios, através da criação de um ambiente tecnológico avançado;

4. Tornar memorável a experiência de consumo, tanto física como digital, articulando e integrando a oferta comercial, turística e cultural da cidade, através da criação de um ambiente tecnológico avançado.

 

VANTAGENS DO BCD

1. Mais e melhores dados para apoio à gestão coletiva e individual;

2. Maior digitalização dos Negócios, dos clientes e dos empresários;

3. Dados sobre afluência;

4. Novos: site, app e Marketplace;

5. Maior divulgação e promoção online e local;

6. Melhorar a experiência de consumo;

7. Divulgação integrada da oferta de produtos e serviços;

8. Sistema de gestão de entregas com rede de cacifos e pontos de recolha dedicados;

9. Impulso ao Marketing Digital: + promoção + divulgação + conexão + vendas

10. Maior capacitação dos Empresários e Colaboradores;

11. Mais rentabilidade

 

Consulte AQUI toda a informação do projeto

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTAR: antoniobarroso@aebraga.pt

 

O projeto Braga Smart Retail é desenvolvido pelo consórcio formado pela Associação Empresarial de Braga e pela Câmara Municipal de Braga, sendo financiado pela União Europeia através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Próximos cursos
Agenda
AEB do Marketing | Marketing na Era da Inteligência Artificial
16 de Outubro, 2024
Sessão de esclarecimento | Transformação Digital para Líderes
17 de Outubro, 2024
Workshop de Capacitação | O Seu Primeiro Website
18 de Outubro, 2024
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.