Relatório de Atividades e Contas 2024 aprovado por unanimidade com votos de louvor
01 Abr 2025

Reunida no final da tarde de 31 de março de 2025, a Assembleia Geral da AEB aprovou, por unanimidade, o relatório de atividades e contas referente ao exercício de 2024.
O Presidente da AEB, Daniel Vilaça, descreveu 2024 como “um ano particularmente desafiante”, marcado pela transição do quadro comunitário de apoio, que condicionou o acesso a fundos e programas de incentivo essenciais à dinamização da economia local. “Apesar deste contexto, a AEB manteve-se firme na sua missão de apoiar, representar e impulsionar as empresas da região, através de iniciativas estratégicas, parcerias sólidas e um esforço contínuo de proximidade”, sublinhou.
Durante a reunião, foram apresentados os principais indicadores financeiros e operacionais da instituição, destacando-se o impacto positivo das ações desenvolvidas pela AEB em prol do tecido empresarial da região. Entre os dados revelados, merecem especial destaque:
-
O crescimento de 3% na base associativa, encerrando o ano com 1.057 empresas associadas, o número mais elevado desde 2012.
-
Mais de 17 mil atendimentos (presenciais e telefónicos) a associados, refletindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
-
O envolvimento de 1.682 pessoas em ações de capacitação empresarial e 1.222 formandos em cursos de formação profissional certificada.
-
A realização de 22 ações coletivas de dinamização económica, abrangendo 694 empresas e gerando um impacto económico superior a 2,8 milhões de euros.
-
A publicação de 1.938 notícias nos meios de comunicação social, alcançando 22 milhões de impressões de audiência potencial acumulada e um índice de favorabilidade de 4,6 em 5.
-
Um resultado líquido positivo de 105.039,19 €, com um aumento superior a 5% nas receitas associativas e uma redução de 33% nos subsídios à exploração, demonstrando uma menor dependência dos fundos comunitários.
Na reta final da Assembleia Geral, o Presidente da Mesa, Eng.º Pedro Fraga, submeteu à votação o relatório e contas, o parecer do Conselho Fiscal e a proposta da Direção para aplicação de resultados. Os documentos foram aprovados por unanimidade, acompanhados por um voto de louvor à capacidade técnica da AEB, “que continua a trabalhar com determinação e visão de futuro”, ao empenho e dedicação da Direção e à qualidade do documento apresentado, que reflete uma gestão transparente, rigorosa e orientada para o crescimento sustentável da associação.
Consulte AQUI o documento aprovado na Assembleia Geral.