Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

23 Nov 2020

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 (EWWR) decorre de 21 a 29 de novembro, e visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão sustentável de resíduos. Anualmente, aquando da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Associação Comercial de Braga, tem desenvolvido várias atividades. Este ano, sensibilizamos sobre recursos sustentáveis e a gestão sustentável de resíduos através das seguintes iniciativas:

– Embrulhe, pf! – Oferta de embalagens para levar para casa as sobras das refeições realizadas nos restaurantes do concelho. A ideia é reduzir os resíduos produzidos na restauração.

– Sacos têxteis re.store by Creative Zone – Oferta de vários sacos de pano a padarias e pastelarias, que são desafiadas a entregá-los aos seus clientes habituais, para substituírem os sacos de plástico ou de papel. Os sacos foram feitos por utentes de instituições particulares com recurso à reutilização de tecidos.

– Programa de rádio sobre a SEPR e os plásticos – Abordar-se-á a questão dos resíduos ocultos e particularmente os plásticos no programa da Antena Minho do dia 27, a partir das 11h20

– Publicidade aqui, não! – Oferta de etiquetas para colocar na caixa do correio (disponíveis no Posto de Turismo, Balcão Único e Agere)

– Vídeo de elaboração de sabão com óleos alimentares usados – Poderá ser descarregado ao longo da semana no site do município

– Brochura de tisanas, refrescos e doces – O consumo de refrigerantes origina uma produção enorme de embalagens de plástico, alumínio e cartão complexo. A preparação de tisanas e águas aromatizadas com sumos de frutos é uma solução, reduzindo ainda o consumo de açúcar. Pode-se também confecionar em casa compotas de frutos, reutilizando frascos e reduzindo a produção de resíduos. Consulte a brochura aqui.

– Webinar “Como reduzir o desperdício alimentar na restauração” – Neste webinar levado a cabo pela ACB pretende-se debater e partilhar estratégias para combater o desperdício alimentar no setor da restauração com dicas e sugestões partilhadas por 3 reputados chefs de cozinha de Braga:
– Ivo Loureiro, Chef do Restaurante Azeite & Alho
– Jorge Peres, Chef do Restaurante Tumatto Lab 253
– Paula Peliteiro, Chef do Restaurante Ignácio
Moderador: Rafael Oliveira, Vice-presidente da Associação Comercial de Braga

– Campanha de sensibilização para o combate ao desperdício alimentar no setor da restauração – Incluirá um vídeo, um folheto e um cartaz de sensibilização para restaurantes sobre desperdício alimentar (produtos locais, sazonais, etc.)

– Webinar “A outra vida dos resíduos” – Apresentação online pelo Dr. Pedro Machado, da Braval, intitulada “A valorização energética de resíduos orgânicos”, seguida da apresentação “Tornar visível um valor escondido: digestão anaeróbia de resíduos”, pela Doutora Salomé Duarte, Post-doc, Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e da apresentação intitulada “Leveduras oleaginosas: microfábricas para gerar valor a partir de resíduos”, pela Doutora Marlene Lopes, Investigadora Júnior do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Inscrições através de: ambiente@cm-braga.pt

– Aproveitamento Integral de Alimentos – Será efetuada pela Eurest, que serve no bar da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, a degustação das receitas AIA e disponibilizadas as respetivas fichas técnicas. Concomitantemente serão afixados cartazes com informação sobre o programa e a produção de resíduos em termos nacionais e da própria organização.

– 100% Alimento – Com impacto em 4 áreas: Ambiental – Redução do volume de resíduos urbanos e dos recursos investidos na sua produção, processamento e distribuição; Económico – Aproveitamento total dos alimentos, conversão da componente não edível em edível; Utilização de partes de alimentos que geralmente seriam rejeitadas tais como cascas de fruta, sementes e talos de legumes. Social – Educação e sensibilização dos consumidores para que sejam mais informados e conscientes dos produtos que adquirem, já que têm um papel ativo na produção e consumo alimentar sustentável. Nutricional – Projeto baseado numa alimentação saudável, equilibrada, assente na roda dos alimentos e com acompanhamento nutricional na construção das receitas.
A Gertal, que serve a cantina da Bosch, indica que através da implementação do projeto é possível reduzir o desperdício alimentar, no que concerne às hortícolas, em cerca de 29%. Durante a implementação do projeto, procede-se à comunicação ao cliente e à afixação de material informativo na área de refeição sobre a realização de um Show-Cooking, onde serão demonstradas algumas soluções para este aproveitamento, de uma forma apelativa e agradável para o consumidor.

– Peça em vídeo “À procura dos ecopontos perdidos” – pode ser descarregado em: https://youtu.be/IrxN2j7mnGc .

Próximos cursos
Agenda
HOPEN – Braga Beer Festival
29 de Maio, 2026 ~ 31 de Maio, 2026
Primeira Hora com Negócios
3 de Junho, 2026
Moda Braga | Coleção Primavera/Verão 2026
3 de Junho, 2026
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.