AEB promove Safari Empresarial ESG para dar a conhecer boas práticas de sustentabilidade empresarial

21 Mai 2026

A Associação Empresarial de Braga (AEB) promoveu, no passado dia 21 de maio, o Safari Empresarial ESG, uma iniciativa integrada no projeto Sustainability Leaders, que proporcionou aos participantes uma manhã de imersão dedicada à descoberta e partilha de boas práticas de sustentabilidade empresarial.

Ao longo do circuito, empresários e profissionais tiveram oportunidade de contactar diretamente com estratégias e soluções concretas nas áreas ambiental, social e de governação (ESG), através de visitas guiadas a três empresas de referência da região: os TUB – Transportes Urbanos de Braga, a Sourcetextile e o Grupo Casais.

A iniciativa arrancou nos TUB, onde os participantes ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da mobilidade sustentável e da descarbonização do setor dos transportes. Durante a visita, foram apresentados alguns dos investimentos e medidas implementadas pela empresa na transição para uma frota mais sustentável, bem como os objetivos estratégicos definidos para os próximos anos.

“A sustentabilidade é hoje uma inevitabilidade e um compromisso que temos vindo a reforçar de forma consistente. Este caminho tem permitido tornar os TUB cada vez mais sustentáveis, mais eficientes e mais preparados para responder aos desafios da mobilidade do futuro”, destacou Teotónio dos Santos, administrador dos TUB.

O circuito prosseguiu na Sourcetextile, empresa de referência no setor têxtil e vestuário, onde foram partilhadas práticas ligadas à produção sustentável, inovação e eficiência operacional. “A sustentabilidade faz parte do ADN da empresa e está presente em todo o processo produtivo. Procuramos desenvolver soluções cada vez mais responsáveis e alinhadas com as exigências do mercado e dos consumidores”, destacou o CEO da Sourcetextile, Luís Barbosa.

A última paragem teve lugar no Grupo Casais, onde os participantes puderam contactar com a visão e estratégias da empresa no domínio da construção sustentável, conhecendo projetos, metodologias e abordagens orientadas para a inovação, eficiência e responsabilidade ambiental.

Para Rui Marques, diretor-geral da AEB, “a sustentabilidade representa hoje um fator estratégico para a competitividade das empresas”, destacando ainda a importância de iniciativas como esta na promoção da aprendizagem prática e da partilha de conhecimento entre organizações.

“O objetivo passa por dar a conhecer boas práticas e inspirar mais empresas a integrarem a sustentabilidade nas suas estratégias e operações. Este contacto direto com casos concretos permite perceber que a sustentabilidade não é apenas um desafio, mas também uma oportunidade de criação de valor”, sublinhou.

Para além das visitas, o Safari Empresarial ESG promoveu momentos de networking e partilha de experiências entre profissionais e empresas de diferentes setores de atividade, reforçando a importância da cooperação e da aprendizagem colaborativa perante os desafios da transição sustentável.

O projeto Sustainability Leaders é cofinanciado pelo COMPETE 2030, Portugal 2030 e União Europeia.

Próximos cursos
Agenda
HOPEN – Braga Beer Festival
29 de Maio, 2026 ~ 31 de Maio, 2026
Primeira Hora com Negócios
3 de Junho, 2026
Moda Braga | Coleção Primavera/Verão 2026
3 de Junho, 2026
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.