AEB acolhe 5.º Fórum de Turismo para debater o futuro sustentável e inovador do setor
27 Set 2024
Hoje, data em que se assinala o Dia Mundial do Turismo, a Associação Empresarial de Braga (AEB) e o Município de Braga organizaram o 5.º Fórum de Turismo – Visit Braga. O evento, realizado no salão nobre da AEB, reuniu especialistas e profissionais do setor para debater as principais tendências e desafios que estão a moldar o turismo na região.
A sessão de abertura contou com a presença de Daniel Vilaça, Presidente da AEB, e Pedro Soares, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, que destacaram o papel fundamental que o turismo desempenha no desenvolvimento económico e social da região.
Fazendo uma análise aos últimos 10 anos, Daniel Vilaça destacou o “crescimento notável” do turismo em Braga, com as dormidas a mais que duplicarem, e os proveitos turísticos a triplicarem, “passando de cerca de 11 milhões de euros em 2013 para mais de 35 milhões de euros em 2023”.
O Presidente sublinhou, também, a necessidade de preparar o futuro, destacando que, apesar dos resultados positivos, Braga deve “continuar a inovar e a diversificar a sua oferta turística para se manter competitiva”. Entre os desafios apontados estão a “promoção e visibilidade internacional”, a “qualificação da oferta turística” e a aposta na “sustentabilidade e digitalização”.
Além disso, o Presidente da AEB realçou, ainda, a importância da colaboração entre o setor público e privado para alcançar novos patamares de sucesso e afirmou com convicção: “O futuro do turismo de Braga constrói-se no presente.”
Em concordância com Daniel Vilaça, também Pedro Soares destacou ‘os indicadores bastante positivos que nos deixam otimistas e confiantes’, reconhecendo, no entanto, que ‘é essencial fazermos mais e melhor para sustentar os níveis de crescimento’. A “importância de uma colaboração estreita entre o setor público, privado, as academias e a sociedade civil para construir um futuro próspero para o setor”, foi também uma ideia reforçada pelo adjunto.
O programa do fórum contemplou diversos painéis dedicados a temas centrais para o futuro do turismo, como a criação de experiências turísticas memoráveis, a sustentabilidade e o impacto da inovação tecnológica no setor.
O primeiro painel, intitulado “Como criar experiências turísticas memoráveis”, contou com as intervenções de Pascal Silva (Your Tours) e Carlos Neves (Sevenforma). Ambos os oradores sublinharam a importância de estruturar e promover produtos turísticos que ofereçam experiências autênticas, personalizadas e diferenciadoras aos visitantes. Foram apresentadas estratégias colaborativas para a cocriação de novos produtos turísticos, reforçando a necessidade de inovação constante para captar o interesse de novos públicos e enriquecer a oferta turística de Braga.
No segundo painel, “Um compromisso com a sustentabilidade”, Pedro Mendes (Th1nk) e Carla Cardoso (Universidade Católica Portuguesa) abordaram a relevância da sustentabilidade no turismo contemporâneo. Discutiram o papel de Braga como destino sustentável e as práticas necessárias para alcançar esse estatuto. Pedro Mendes apresentou o “Roteiro para um destino sustentável”, enquanto Carla Cardoso destacou o conceito de turismo de autor e policêntrico, sublinhando a importância de promover uma gestão responsável dos recursos turísticos para garantir o equilíbrio entre o crescimento do setor e a preservação do património natural e cultural.
Após uma pausa para almoço, o fórum retomou com o painel sobre “Inovação e tecnologia no Turismo”, com Miguel Oliveira (Edigma) e Bruno Fernandes (Pluggable AI). Este painel focou-se no impacto da digitalização na experiência turística, evidenciando o potencial da inteligência artificial para transformar a interação dos turistas com os destinos. Desde a personalização de serviços até à automatização de processos, foram exploradas as novas oportunidades que a tecnologia pode trazer para otimizar a experiência do visitante e maximizar a eficiência das empresas do setor.
O último tema, “Marketing Territorial”, foi discutido por Diana Carvalhido (Ivity Brand Corp) e Beatriz Casais (Universidade do Minho), que discutiram estratégias eficazes para criar e promover marcas de destinos turísticos. Diana Carvalhido partilhou a importância de uma identidade forte e coesa para diferenciar os territórios no competitivo mercado turístico, enquanto Beatriz Casais destacou a necessidade de alinhar as campanhas de marketing com a experiência real do turista, garantindo uma narrativa autêntica e coerente que fidelize visitantes e aumente a notoriedade do destino.
O encerramento do evento foi conduzido pelo Vice-Presidente da CCDR-Norte que reiterou a importância de criar uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o turismo no Norte de Portugal, garantindo um crescimento equilibrado que beneficie a economia local e preserve o património da região. Na sua intervenção, Jorge Sobrado abordou ainda temas cruciais como a digitalização, a qualificação e formação de recursos humanos, a valorização do território e dos serviços de cultura dos territórios, além dos sistemas de apoio às empresas e dos incentivos de base territoriais.
O 5.º Fórum de Turismo – Visit Braga consolidou-se, assim, como um espaço privilegiado de reflexão e partilha de ideias, reforçando o compromisso de Braga com o desenvolvimento sustentável e inovador do turismo. Neste contexto, a AEB continuará a promover iniciativas que incentivem a competitividade e a valorização da região enquanto destino turístico de excelência.