AEB e Município de Braga estimulam combate ao desperdício
15 Nov 2023

A Associação Empresarial de Braga (AEB) e o Município de Braga lançaram mais uma edição do Projeto ‘Embrulhe, pf!’, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. Na sessão de apresentação, que decorreu hoje no restaurante Mostarda e Chocolate, a AEB e a CMB anunciaram também a 1.º edição do projeto ‘ReBottle’.
A exemplo dos anos transatos, no âmbito do ‘Embrulhe-me, pf’, está a ser distribuído junto de cerca de 40 espaços de restauração, um conjunto de embalagens para que os seus clientes possam levar a comida que sobra quando terminam a sua refeição. “Uma atitude amiga do ambiente que reforça que este não é um motivo de vergonha, mas, pelo contrário, de grande orgulho”, explica Rui Marques.
Sublinhando os valores preocupantes registados a nível nacional, no que ao desperdício alimentar diz respeito, o Diretor-Geral da AEB salientou a pertinência da iniciativa, pela consciencialização e sensibilização de dois importantes públicos, nomeadamente clientes e empresários.
“São desperdiçados cerca de dois milhões de toneladas de comida por ano em Portugal. Só nas casas portuguesas, o desperdício alimentar custa quase 30 euros mensalmente a cada português. Posto isto, combater o desperdício alimentar é mais do que não deitar comida ao lixo, é promover a sustentabilidade a nível ambiental e financeiro. Através desta ação de natureza simbólica, mas com impacto imediato, pretendemos atuar de forma pedagógica juntos de dois importantes grupos de intervenientes. Queremos desmistificar o ato de pedir para levar as sobras para casa, sensibilizando os consumidores para tomar esta atitude responsável no seu dia a dia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e também para a sua sustentabilidade financeira. Por outro lado, o objetivo é sensibilizar os empresários, para que à boleia desta iniciativa, deem continuidade a este contributo, assumindo um compromisso ambientalmente e socialmente responsável, distinguindo-se assim positivamente no seu mercado”.
Neste seguimento, Rui Marques estima que em pouco tempo se “evite o desperdício de cerca de uma tonelada de alimentos confecionados”. Ao total, foram distribuídas duas mil embalagens pelos restaurantes aderentes à iniciativa.
Com a estreia do ‘ReBottle’, projeto da associação Agir pelo Planeta, a que a CMB e a AEB se associam, o objetivo é promover a reutilização de garrafas de vinho provenientes da restauração. Assim, será realizada uma recolha destes produtos por profissionais qualificados, de forma periódica, prolongando o seu tempo de vida antes de ir para a reciclagem, dando-lhe novos usos.
“Braga é contra o desperdício alimentar “, afirmou Altino Bessa, em representação do município. Para o vereador da CMB, o ‘Embrulhe-me, pf’ e o ‘ReBottle’ reforçam o posicionamento da autarquia em contribuir para uma cidade mais sustentável.
Rui Silva, proprietário do restaurante Mostarda & Chocolate, admite que o seu estabelecimento procura “adequar as doses ao número de pessoas”, mas admite que as sobras vão acontecendo, sobretudo nesta altura que se avizinha, com jantares de grupo. Por aqui, o próprio restaurante sugere ao cliente que leve para casa as sobras.