Concurso ‘Braga Natural’ valoriza biodiversidade do concelho de Braga

20 Set 2023

O Município de Braga lançou, com a colaboração da Associação Empresarial de Braga, a terceira edição do concurso de fotografia ‘Braga Natural’. Esta iniciativa que premeia os melhores registos da natureza do concelho de Braga, decorre até dia 15 de novembro.

O objetivo do concurso fotográfico passa, essencialmente, pela valorização do concelho e da sua biodiversidade. “Esta é uma forma de desafiar e sensibilizar a população para a importância da valorização do património natural biológico, designadamente os ecossistemas, os habitats e as formas de vida que neles habitam”, explicou Altino Bessa.

Nesta edição o primeiro lugar será premiado com 400 euros, o segundo com 150 euros e o terceiro 75 euros. Registando 205 participantes no ano transato, o Vereador da CM Braga destacou que o intuito é aumentar este número. “Queremos ser o melhor concurso de natureza a nível nacional”, frisou.

Em conferência de imprensa, também Rui Marques, Diretor-Geral da AEB, destacou a importância de se valorizar e preservar os espaços naturais do concelho.

“Braga sempre foi conhecida pela sua história e património, e durante muitos anos não valorizamos a nossa natureza, a nossa paisagem e a nossa biodiversidade. Esta iniciativa, juntamente com o conjunto de ações de melhoria e valorização dos nossos espaços verdes, é fundamental para o futuro desta cidade”.

Para além da valorização da natureza, Rui Marques salienta a relevância desta iniciativa para o turismo. “Atualmente, uma das dimensões mais importantes do turismo é a sustentabilidade. E felizmente Braga tem inúmeros atrativos turísticos do ponto de vista da natureza, que são verdadeiramente relevantes e que valem muito a pena visitar”, acrescentou o Diretor-Geral.

Neste seguimento, Rui Marques apelou ao envolvimento de toda a comunidade. “Através da lente de uma pessoa com talento, uma fotografia pode levar uma paisagem, um elemento da nossa natureza, ao mundo inteiro. Espero que esta edição seja um grande sucesso”, concluiu.

Em sintonia com as palavras dos representantes do Município e da AEB, Miguel Pires, Presidente da Junta de Freguesia da UF de S. José de Lázaro e S. João do Souto, destacou também o papel do ‘Braga Natural’ na valorização dos espaços verdes da cidade. “Esta iniciativa incentiva à valorização do nosso património, dá a conhecer a nossa natureza, e sensibiliza também a população a cuidar melhor dos nossos espaços verdes”, acrescentou.

 

As normas de participação no concurso estão disponíveis AQUI.

 

Próximos cursos
Agenda
Workshop de Capacitação | Começando pelo princípio: A Marca
24 de Julho, 2024
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.